Luta pela sede própria

Em discurso na recepção à delegação brasileira, liderada pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, o presidente do Correspondente Avon, Lívio de Andrade, saudou os visitantes e afirmou que “este grande evento, 90º aniversário da doutrina racionalista cristã nos Estados Unidos, nos alerta para a reflexão e a responsabilidade que nos aguarda.”

Contou que, pela doença que atingiu uma irmã, passou a frequentar o Racionalismo Cristão em São Vicente, Cabo Verde, na década de 70. “As minhas atividades eram intensas e não me davam tempo para pensar, mas era preciso um sacudimento para despertar. Certo dia resolvi emigrar para os Estados Unidos. A sacudidela foi tão grande que chorei mais do que quando entrei para o serviço militar colonial”, disse.

Ressaltou que “Cabo Verde, esse pequeno país, é pobre, mas para descansar, armazenar e abastecer energias é importante entre os grandes”, e destacou que brasileiros e caboverdeanos têm objetivo comum: o esclarecimento da humanidade.

“Aqui nos Estados Unidos estive dez anos na Casa de Brockton, cinco na Casa de Stoughton e quase três na de Providence, onde fiz amizades e recebi carinho de todos. Com a ajuda de Emmanuel Santiago e a generosidade de Gilberto Silva, a 31 de maio de 2008 eu e mais 12 valorosos companheiros inauguramos a Casa de Avon. Em 2016, realizamos 219 reuniões com a presença de 4 492 militantes e assistentes. Nossas contas estão em dia, não temos dívida. O nosso objetivo é lutar pela sede própria e passar a Filial.

Sr. presidente, estamos de mãos dadas nesta trajetória que objetiva o esclarecimento da humanidade”, afirmou.