LUZ ASTRAL: O que é e como é gerada

Luz, qualquer que seja sua natureza, é sempre um efeito. As forças estão sempre vibrando, suas vibrações geram irradiações que se propagam como ondas em meio físico ou fluídico, incidindo sobre a matéria de diversas densidades gerando diversos efeitos, um destes é a luz – física ou astral. A luz física é o efeito gerado pela ação de forças na matéria física – estruturada, atômica, bariônica – e a luz astral é o efeito gerado pela ação de Forças na matéria fluídica.

A luz física encontra-se no espectro visível para os seres humanos como um todo, ou seja, o olho humano é a ela sensível. A luz física é o agente físico que permite que os corpos – agregados ou objetos – físicos sejam visíveis. A luz astral é perceptível apenas para os humanos portadores da percepção mediúnica da vidência e, também, para todos os espíritos livres de corpos físicos. A luz astral é o agente fluídico que permite que os corpos – agregados ou “objetos” – fluídicos sejam perceptíveis.

Todo corpo físico é envolvido e interpenetrado por uma contraparte constituída de matéria etérica de diversas densidades. As forças atuam nos corpos físicos por intermédio de suas contrapartes etéricas.

A parcela-Força em todos os ciclos de sua trajetória evolutiva nos reinos ou domínios da natureza – mineral, vegetal e animal – gera como efeito luz astral por atuar na contraparte etérica que envolve e interpenetra todos os corpos físicos que ela organiza, incita e movimenta e, simultaneamente, atua na matéria etérica do ambiente em que se encontra e opera, também, gerando como efeito luz astral.

Quando a parcela-Força atinge a condição de espírito passa a organizar, incitar e movimentar seu eterno corpo fluídico, que é um agregado de matéria fluídica de seu mundo de estágio. Se o espírito se encontra em campos sutis, fora da atmosfera fluídica do mundo-escola Terra, ele atua na matéria fluídica de seu corpo fluídico gerando como efeito luz astral e, simultaneamente, atua na matéria fluídica do ambiente desses campos em que opera, também, gerando como efeito luz astral.

Quando a parcela-Força está expressando-se na forma humana no mundo-escola, ela atua em seu corpo fluídico e na contraparte etérica que envolve e interpenetra todo seu corpo físico que organiza, incita e movimenta, gerando como efeito luz astral e, simultaneamente, atua na matéria fluídica e/ou etérica do ambiente em que se encontra e opera, também, gerando como efeito luz astral.

Dúvidas recorrentes:

  1. Forças geram luz astral por si só? A resposta é “não”. Somente se houver atuação de forças na matéria fluídica e/ou etérica, de diversas densidades, é que é gerada como efeito a luz astral.
  2. Pessoas portadoras da modalidade mediúnica da vidência afirmam ver espíritos. Pode-se ver espíritos? A resposta é “não”. Nenhuma força pode ser vista, os espíritos são um tipo de força, portanto, os espíritos, também, não podem ser vistos. Força não se vê, não se apalpa, não possui forma, comprimento, largura, altura, volume, peso, cor, cheiro e nem outras propriedades que são características da matéria de qualquer densidade.Exemplos dessa invisibilidade são as forças da natureza – gravitacional, eletromagnética, nuclear fraca e forte –, através das quais a ciência experimental busca entender e explicar os fenômenos que ocorrem no Universo. Alguém já viu pelo menos uma dessas quatro forças? Certamente que não! O espírito, parcela-Força, é um dos tipos de força existentes no Universo – físico e astral – que, como as forças da natureza citadas, também não pode ser visto. Como todas as forças vibram, inclusive o espírito, podemos sentir suas vibrações e a intensidade destas, e perceber os diversos efeitos gerados por ação das forças na matéria – física e astral – de diversas densidades, mas, jamais, podemos visualizar, enxergar, espíritos e qualquer tipo de força.

    Então o que realmente pessoas portadoras da forma de expressão mediúnica da vidência podem ver? O que se vê, são os corpos fluídicos, dos espíritos, modelados – plasmados, amoldados – e projetados em formas astrais que são efeitos da atuação dos próprios espíritos em seus agregados de matéria fluídica, ou seja, seus corpos fluídicos. As formas astrais são, também, designadas por imagens ou formas fluídicas. Quanto mais desenvolvidos são os espíritos, mais exuberantes são as formas astrais que produzem em termos de nuances de cor, intensidade de brilho, precisão no delineamento ou contorno da forma e complexidade estrutural que eles geram, projetam, na matéria fluídica. Existem formas astrais belas, outras estranhas, que são geradas e características do grau de evolução do espírito associado a natureza e intensidade de suas vibrações, da sua capacidade de vibrar em diferentes modos de frequência, do seu estado momentâneo de consciência, sentimentos e emoções. Há formas astrais que são efeitos gerados por ações individuais outras por ações conjuntas – coletivas – de espíritos. A obra essencial A Vida fora da matéria, publicada e difundida pela filosofia racionalista cristã, explica com precisão e ilustra em detalhes a diversidade de formas astrais.

    Formas astrais são reais, existem, são efeitos ou produtos impressos, forjados, em matéria fluídica de diversas densidades pela ação de forças, por isto podem ser percebidas por seres humanos médiuns videntes e espíritos que não estão se expressando em forma humana, ou seja, livres de corpos físicos. Podem ser percebidas e ocorrerem de acordo com as seguintes possibilidades: as formas astrais podem ser corpos fluídicos plasmados por seus espíritos, que os organizam, incitam e movimentam; ou agregados de matéria fluídica e/ou etérica do ambiente modeladas por espíritos ou por diversos outros tipos de forças; ou ainda geradas por espíritos através de projeções mentais na matéria fluídica do ambiente.

    Conclusão: Todos os tipos de força existentes no Universo – físico e astral – vibram e como consequência irradiam na matéria de diversas densidades gerando diversos efeitos. Quando a matéria é fluídica e/ou etérica um dos efeitos é a geração da luz astral. Forças não se veem, o espírito como força que é, também não pode ser visto, mas podem ser sentidas suas vibrações. O espírito – emanação da Inteligência Universal – vibra, ininterruptamente, suas vibrações geram irradiações que se propagam como ondas-pensamento, em meio fluídico, carregando em si significado próprio e gerando na matéria fluídica de diversas densidades dos campos de manifestação da Força por onde se propagam diversos efeitos, como: luz astral, formas astrais de diversas composições estruturais de menor a maior complexidade, com delineamento preciso ou não, dependendo da precisão dos pensamentos emitidos e do grau de evolução do espírito, apresentando nuances de cores, intensidade de brilho e odor perceptível por médiuns portadores da modalidade olfativa.

    Se as irradiações dos pensamentos são superiores, elas atraem matéria “fluídica diáfana” gerando nesta efeitos como formas astrais magníficas, seus rastros luminosos e odores agradáveis. Caso as irradiações dos pensamentos são inferiores, elas atraem matéria “fluídica densa”, gerando nesta efeitos como formas astrais estranhas, horrendas, repugnantes e odores desagradáveis. Todos esses efeitos e respectivas características são decorrentes da natureza, teor, precisão e intensidade da frequência de vibrações dos pensamentos irradiados na matéria fluídica, de diversas densidades, associada ao fenômeno.