Minúcias sobre obra essencial do RC

No primeiro sábado de maio/23, foi lançada na Sala Luiz Thomaz, na sede mundial do Racionalismo Cristão, a segunda edição do livro A Vida Transcendente, por militantes espiritualistas que tinham a grata satisfação em receber o público para participarem do Grupo de Estudo sobre o tema Combater a maledicência, item 8 da síntese dos princípios racionalistas cristãos.

A obra espiritualista lançada é resultado de estudos dos 15 capítulos da obra essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição, levados a efeito nos anos 2016 a 2019. O livro, com 132 páginas, registra o mergulho na profundidade do texto oficial para extrair minúcias de cada capítulo, vivenciando o lado prático da mais bem enquadrada teoria espiritualista, ali afirmada.

A ideia germinada na Diretoria de Ação Filosófica e Disciplinar teve na sua presidência o destaque necessário para planejamento e execução dos estudos. Semanalmente, o grupo se reunia por uma tarde para estudar cada capítulo do RC45; nessas ocasiões, a troca de ideias era intensa: recuos e avanços nas argumentações eram a tônica, a dinâmica que a todos envolvia.

As conclusões eram sabidamente provisórias, porque a espiritualidade é infinita, mas, num território minado de adversidades e desafios, a filosofia espiritualista sempre remetia às mais eficazes maneiras de entendê-las, fixar convivências ou de ultrapassar as barreiras eventualmente existentes.

Assim se caminhava até o 1º sábado do mês seguinte, quando então era apresentado o Grupo de Estudo com as suas abordagens aprofundadas sobre os capítulos da obra essencial.

O zelo pela precisão dos termos, a fidelidade aos princípios espiritualistas explanados pelo Racionalismo Cristão, a busca incansável de aproximar as pessoas ao máximo das lições práticas e filosóficas e aplicá-las nas rotinas de vida sempre foram o interesse primordial das atividades.

Luiz de Mattos, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues foram constantemente referências dos estudos. Deles vieram os melhores exemplos e as maiores inspirações.

Durante as apresentações públicas na sala Luiz Thomaz a voz dos participantes era a motivação adicional que incrementava a já ampliada interpretação dos textos, fosse através das dúvidas ou pelos variados entendimentos e experiências relatadas, e de alguma forma em muito contribuíram também para a elaboração dessa obra que agora é entregue à coletividade.

Dos livretos distribuídos em cada edição da reunião do Grupo de Estudo até a publicação de A Vida Transcendente verificou-se a amplitude e o proveito dos conhecimentos divididos com nossos visitantes.

Essa variedade de novas reflexões precisava ser estendida àqueles que não puderam compartilhar das reuniões do 1° sábado de cada mês. Ineditismo para algumas, revisão para outras. Não tinha como dispensar esse registro, senão com a publicação da obra.

Somente dessa forma manteremos vivo o turbilhão de discussões sobre os fenômenos naturais, suas teorias, conceitos e aplicações. Longe de ser um “manual de sobrevivência”, seus escritos serão objeto de consultas pela “riqueza de simplicidade”, firmeza e exaltação das atitudes nobres cujo teor humanista delineia, além da superação de torturas morais, a visão do belo, a brandura, a decência, presteza, responsabilidade, dentre tantos outros aspectos que suavizam a trajetória evolutiva.

Assim, vemos que a Sala Luiz Thomaz se constitui em espaço de fomento dos conhecimentos sobre destacadas nuances da vida espiritual. Estará sempre aberta ao público para esclarecê-lo e fortificá-lo com ensinamentos espiritualistas autênticos. Acreditamos que o livro recém publicado será um estímulo à pesquisa contínua do tema, forjando novos estudiosos e mantendo a chama da descoberta aos arrojados investigadores mais antigos.

Colaboração Jefferson Cunha, diretor bibliotecário da sede mundial do Racionalismo Cristão.