Muita alegria na festa dos 50 anos da Filial Teresópolis

Reunião cívico-espiritualista em 28 de julho, dirigida pelo presidente Gilberto Silva, comemorou os 50 anos da Filial Teresópolis (RJ) do Racionalismo Cristão, Casa que, segundo seu diretor-geral, Alexandrino Barbosa, durante esse tempo recebeu mais de 55 mil pessoas.

Gilberto Silva, que esteve na comemoração acompanhado da esposa, Iraci Silva, manifestou a satisfação de estar na Filial, pela primeira vez, já que sua agenda não lhe dera folga. Cumprimentou dirigentes e militantes pelo zelo e afirmou que “a Casa está impecável, como se estivesse sendo inaugurada hoje, apesar de já se terem passado 50 anos desde que Antonio Cottas aqui esteve inaugurando esse verdadeiro monumento à liberdade.”

Gilberto Silva iniciou seu discurso dizendo que sentia naquele momento muita alegria, satisfação e vibração espiritual na Casa e foi muito aplaudido.

O presidente disse saber que muitas das 55 mil pessoas que estiveram na Casa vieram em busca de lenitivo para seus sofrimentos e alívio para suas dores físicas e morais, e encontraram apoio, acolhimento, orientação e esclarecimento espiritual. Cada centímetro quadrado dessas paredes está impregnado dessas histórias, que poderão ser reavivadas a qualquer tempo.

O presidente do RC surpreendeu os presentes, mas agradou-os, ao afirmar que “nosso sonho, de há muito, era vir à Filial Teresópolis, mas não para ficar aqui na cabeceira desta mesa, o que muito nos honra, mas para ficar sentado aí onde vocês estão, contemplando todas essas histórias que por aqui passaram.

Terminada a reunião espiritualista, passou-se à parte cívica da reunião comemorativa, que começou com o discurso do dirigente-geral, Alexandrino Barbosa, há 30 anos à frente da Casa, que lembrou que Francisco Rosa de Lima foi quem levou o Racionalismo Cristão para Teresópolis, assumindo sucessivamente como dirigentes-gerais Manoel Bernardes e Júlio Gomes Brígido Batista, e que neste período se inscreveram mais ou menos 160 pessoas para cooperar com os trabalhos espiritualistas.

Ressaltou Alexandrino Barbosa o apoio dos amigos e companheiros, sempre solícitos e dedicados para com os trabalhos espirituais. Depois do pequeno resumo histórico da filial, encerrou seu discurso dizendo que grande parte da humanidade não tem noção do que é a espiritualidade. Espiritualidade é conhecermos nossa composição astral e física, de onde viemos e para onde vamos quando o espírito se desprende do corpo físico. A filosofia racionalista cristã nos proporciona todos esses conhecimentos e esclarecimentos espirituais. Discursaram também os diretores Rogelio Villaverde e Roberto Renner e a militante Sra. Silviane, que foram muito aplaudidos.

O dirigente-geral da Casa entregou a Gilberto Silva placa comemorativa dos 50 anos da filial e arranjo de flores para sua esposa. Gilberto Silva agradeceu e informou que todas as lembranças que ele recebe ficam em exposição na sala Luiz Thomaz, na Sede Mundial, e também presenteou Alexandrino Barbosa, com dois exemplares do livro recentemente editados, de Caruso Samel, Intuição e Racionalidade.

A reunião foi pontuada de momentos de descontração e alegria, mas sem distanciamento do clima de espiritualidade que domina essas ocasiões. Militantes, assistentes e convidados ficaram maravilhados com as orientações transmitidas pelo presidente do RC.