Nada de sentimentalismo

Os pensamentos e sentimentos têm papel preponderante na evolução espiritual da humanidade. É mediante o conjunto de suas qualidades morais que as pessoas revelam o grau de espiritualidade de que são portadoras.

Pensamentos e sentimentos devem ser controlados pela pessoa espiritualmente esclarecida. Logo, ela não pode deixar-se levar pelo sentimentalismo. O equilíbrio das emoções depende de controle, e o indivíduo descontrolado não raciocina, não consegue ter atitudes que o levem ao progresso espiritual.

Quem estuda o Racionalismo Cristão aprende a se controlar, torna-se uma pessoa capaz de ações próprias e não um fantoche de forças indutoras de sentimentalismos, que não levam a lugar algum. Este mundo oferece muitas oportunidades para o aprendizado do autocontrole, pois manter estável o equilíbrio psíquico é fundamental no desenvolvimento dos atributos e das faculdades espirituais. Viver todos vivem, mas viver com sabedoria requer esclarecimento espiritual.

As pessoas que vivem em total descontrole de pensamentos e sentimentos jamais conseguem alcançar neste mundo de escolaridade os objetivos delineados nos respectivos mundos de estágio espiritual. Levam suas vidas de roldão, e a vida deve ser conduzida racionalmente, com ações resultantes de estável equilíbrio psíquico. Sendo a Terra um mundo feito não só de prazeres e benesses, mas de contrariedades e perdas, os indivíduos mostram seu real valor justamente ao superarem as adversidades com raciocínio lúcido e vontade forte.

O Racionalismo Cristão ensina o que as pessoas precisam aprender para bem conduzir suas vidas e levar de vencida os embates que lhes ocorram, porque passam a pisar pelo caminho da espiritualidade com segurança ao agirem com a luz da razão que o fortalecimento e o esclarecimento espiritual lhes proporciona.