Não existe estoque de espíritos disponíveis

Em conversa com meu irmão sobre o Racionalismo Cristão, do qual faço parte como militante, ele me fez um questionamento que, confesso, não consegui uma resposta de imediato. Ele me disse: “Não acredito em reencarnação, porque há 10 mil anos éramos um contingente pequeno de pessoas, hoje somos 7 bilhões. De onde viriam tantos espíritos para realizar essa reencarnação”? Qual a resposta mais adequada que eu poderia dar a ele? Existe alguma obra do RC que trata deste assunto?

Resposta: Prezado, na página 20 do livro Racionalismo Cristão,45ª edição, você encontrará a seguinte explicação:

“A evolução faz-se sentir em tudo na Terra: na semente que brota para transformar-se numa flor; na árvore que se agiganta e frutifica na trajetória de um ciclo; no ser que se aprimora frequentando a escola; no desenvolvimento das artes, das letras, das ciências, das atividades sociais e produtivas.”

“O ser humano surgiu neste mundo como resultado da ação construtiva do Princípio Inteligente nos diversos domínios da natureza. Essa marcha evolutiva prossegue sem qualquer interrupção ou alteração, apesar do adiantamento atual do planeta. Apenas os espíritos que agora iniciam o seu progresso em corpo humano encontram na época presente condições mais favoráveis ao desenvolvimento mental.”

Obs: Os chamados “domínios da natureza” referem-se aos reinos, mineral, vegetal e animal, onde a Força evolui até alcançar a condição de espírito, e a partir daí irá  processar sua evolução em corpo humano, o que ficará melhor explicado mais adiante, na página 28, onde se encontra a seguinte afirmação:

“As parcelas do Princípio Inteligente evoluem, então, através de transformações sucessivas da matéria organizada, dando-lhes formas cada vez mais complexas.”

“Logo, o Princípio Inteligente, agindo em obediência às leis evolutivas, utiliza-se da Matéria no estado primário desta, e, com ela, forma estruturas e realiza fenômenos incontáveis e indescritíveis que escapam à apreciação comum, considerados os limitados recursos dos espíritos encarnados neste planeta.”

Obs: Como “estado primário da matéria” podemos considerar o átomo, menor partícula de matéria, também citado em alguns trechos do livro.

Continuando:

“No Universo há, por conseguinte, somente transformações da Matéria e evolução das parcelas do Princípio Inteligente. As inumeráveis estruturas compostas em combinações múltiplas de partículas da matéria organizada nada mais exprimem do que essas transformações. Composição e decomposição, agregação e desagregação de estruturas são o resultado da ação mecânica da vida.”

“Assim, de mudança em mudança de um corpo para outro mais adequado vai evoluindo a emanação do Princípio Inteligente, até atingir condições que lhe permitam, já como espírito, evoluir em corpo humano, em situação de exercer a faculdade do livre-arbítrio e assumir as responsabilidades inerentes a essa faculdade.”

“Como espírito, encarna inumeráveis vezes, adquirindo sempre mais conhecimentos, mais experiência, maior capacidade de raciocínio, mais clara concepção da vida, mais inteligência.”

“O espírito faz a sua trajetória neste planeta em condições apropriadas ao seu estado de adiantamento, passando em cada reencarnação a vivenciar situações que lhe proporcionem maior progresso, até terminar a parte da evolução inerente a este mundo.”

Eis aí trechos do livro essencial que precisa ser estudado, mas sem a preocupação de convencimento de quem quer que seja, e sim, para o nosso aprimoramento do raciocínio que nos conduz à convicção de serem as sucessivas transformações da matéria a melhor forma de processamento da evolução de todos os seres animados ou aparentemente inanimados.