Não se desespere; use a razão e o bom senso

Gostaria de uma orientação espiritual. Apesar de conhecer e estudar esta filosofia espiritualista, estou em um momento difícil na vida profissional. O Racionalismo Cristão sempre me ajudou, e como já passei por vários desafios e os superei, não esperava ter tanta dificuldade para suportar e superar mais um. Sinto que ainda preciso recorrer às orientações, mesmo tendo praticado diariamente a disciplina recomendada e procurado estar em alerta para comigo mesma.

Faz dois anos e meio que não encontro um trabalho, continuo procurando e com a pandemia piorou, mas agora que parece estar mais controlada tinha esperança de encontrar mais rápido uma colocação. Realmente, tenho algumas limitações, como idade avançada (59 anos) e pouca habilidade manual para serviços artesanais ou coisa do tipo. Em toda minha vida sempre procurei trabalhar sem escolher o que fazer e tenho experiência em algumas áreas, mas mesmo assim e com formação superior nada consigo. A empresa em que trabalhava fechou as portas um pouco antes da pandemia.

No ano passado tentei montar um negócio próprio, mas com a covid nem pude começar e no final perdi o dinheiro suado investido. Isso me deixou arrasada, mas fui aos poucos me resignando. Além de continuar procurando, estou tentando me interessar pela costura, pois tenho a máquina e percebo que é uma atividade em que poderia investir, mas ainda me sinto desanimada, sem entusiasmo. Como sempre trabalhei e tinha para meu sustento e da casa, agora me sinto perdida e muito preocupada, pois só com o salário do meu marido não conseguimos pagar todas as despesas mesmo economizando. Tenho saúde e gosto de trabalhar.

Resposta.  Prezada, este é realmente um momento difícil. Entretanto, devemos sempre lembrar que são as grandes dificuldades que o espírito encontra o desafio necessário para seu desenvolvimento. E é para isso que estamos nesta vida terrena, concorda?

O que o Racionalismo Cristão nos ensina para vencermos esses momentos difíceis? Nos momentos de angústia e de grandes dificuldades, devemos manter a calma, elevar os pensamentos e raciocinar sobre qual a melhor alternativa a adotar para solucionar ou minimizar a situação. Portanto, não se desespere, mantenha-se equilibrada emocionalmente, para usar a razão e o bom senso e conseguir um final feliz para tudo isso.

O melhor a fazer, ao deparar-se com sofrimentos e decepções, é recolher-se a um lugar tranquilo e silencioso, refletir longamente, fazer sua autoanálise com critério e bom senso e ler com muita calma e atenção a Orientação de Luiz da Mattos, inserida no livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, para fortificar-se e entender como proceder diante dos reveses.

“Quando sentirem o ânimo fraquejar, quando perceberem que a vontade se abate e o desânimo tenta envolvê-los, elevem o pensamento, desprendam-se de tudo que possa perturbá-los e procurem, dentro de si mesmos, a serenidade, a paz e a conformação de que carecem, para enfrentar e suportar as vicissitudes da vida.”

Essa é uma orientação importante, pois, quando vibramos positivamente, nosso espírito entra em sintonia com vibrações positivas, que nos fortalecem, clareiam nossa mente e podemos vislumbrar caminhos a seguir. Se, entretanto, nos entregarmos ao desespero, estaremos mergulhando no mar de negatividade que nos cerca. O resultado será o que está sentindo: ¨sinto-me desanimada, sem entusiasmo¨, pois sua energia está sendo sugada.

Essa é a lei da atração. Reaja, mude seus pensamentos.  Mantenha o ânimo elevado e vislumbre sempre um futuro melhor. É o que aprendemos no Racionalismo Cristão, não é mesmo?