RC orienta pais na educação de crianças choronas e teimosas

Tenho uma filha de três anos e quatro meses e estou  preocupada com seu comportamento. Ela é muito desobediente, super teimosa e muito ativa, não  consegue ficar parada um minuto. Costuma passar uma hora e meia a chorar sem parar. Tenho impressão que se passa algo com ela. Já  não  sei o que fazer, bater não  adianta, porque ela não  tem medo; quanto mais bater, mais ela apronta.

As pessoas que nos rodeiam falam do seu comportamento. Mesmo sabendo que é verdade, é desagradável  ouvir pessoas a falar dela, que ela tem temperamento  muito forte. Com o comportamento dela o astral aqui em casa é  de tensão, estresse, fica pesado. Ela é a única filha, mora com o pai e a mãe.

Resposta. Prezada, como você já percebeu, castigos físicos não só não resolvem o problema como resultam em problemas maiores. Devem deixar de lado essa prática. Essa é uma das orientações que o Racionalismo Cristão explana nas obras por ele editadas.

Sua filha está mostrando aos pais que não está recebendo os cuidados necessários para que seja educada de forma a ser útil a si mesma e à sociedade em que vive. Seu choro é a forma que encontrou para mostrar como está infeliz.

Entre pais e filhos é preciso haver cumplicidade, uma relação de confiança mútua, e isto não se consegue da noite para o dia. Na verdade, esse relacionamento deve vir sendo construído desde o berço, onde os pais vão mostrando aos filhos os caminhos mais adequados para um viver disciplinado, metódico, honesto e voltado para o progresso material e para o esclarecimento espiritual.

Procurem dar todo o apoio a sua filha, conversando com ela e lhe mostrando que o caminho da ordem e do bem devem prevalecer sempre. As orientações devem ser oferecidas com exemplos que devem dar com suas ações diárias. Sermões, brigas e castigos são nocivos.

Mesmo que a sua filha tenha tendências ao mau comportamento, oriundas de outras existências, é possível melhorar a sua conduta, dando-lhe exemplos de carinho e respeito, fazendo-a ver que o bom trato com o semelhante faz parte da boa educação e dos bons modos. Daí ser fundamental para a educação de uma criança um ambiente de paz, de harmonia, onde todos se respeitam, onde imperam a ordem, a união familiar, a solidariedade, a calma, a compreensão, enfim, onde os adultos ensinam às crianças, através dos seus exemplos, os princípios racionalistas cristãos, cuja síntese encontra-se ao final da obra Racionalismo Cristão, que aconselhamos que leiam em sua última edição.

Sugerimos que leiam também, com muita atenção, o capítulo 15, Família e educação de filhos, da obra citada, onde há orientações importantes para conduzir a sua filha nesse momento delicado de sua vida.

O preparo de vocês como pais deve ser objeto de toda dedicação de ambos: pai e mãe. Esse ponto é fundamental para alcançarem sucesso na educação da filha. Aconselhamos, também, que vocês deem constante atenção a sua filha, mostrando-lhe os caminhos certos da boa educação. Caso ela já frequente alguma escola,  é importante que a visitem com frequência, conversem com os professores e com os funcionários mais ligados a ela, verificando o ambiente dessa escola e o que é possível fazer para melhorar o comportamento de sua filha.

Sugerimos também a leitura do livro Caminhos certos, de Olga Brandão, onde irão encontrar oportunas lições voltadas para a educação de crianças e de adolescentes.

Os livros citados e outros mais podem ser encontrados em qualquer casa racionalista cristã, e podem ser adquiridos na livraria virtual desta Filosofia. Basta acessar www.livrariarc.net.

Ânimo forte e confiança em si e nas Forças Superiores que tudo irá melhorar. Pensamentos firmes e elevados, calma e paciência, são ingredientes necessários para reverter esse quadro apreensivo de sua vida.

Em vez de se preocuparem com o que as pessoas ao redor pensam e comentam, os pais devem voltar sua total atenção aos cuidados que devem ter com a filha. Além de se prepararem espiritualmente para serem bons pais, é importante aprenderem a manter no lar um ambiente propício para que a paz reine em casa. Essa tranquilidade é conquistada, conforme orienta o Racionalismo Cristão, com a prática da limpeza psíquica no lar.

Limpeza psíquica. Prática de higiene mental, uma forma de se obter equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, a limpeza psíquica é recomendada pelo Racionalismo Cristão e consiste nas irradiações, cuja finalidade é estabelecer contato com as Forças Superiores.

As irradiações não são um agrupamento de palavras para serem repetidas automaticamente, mas encerram  elevado sentido espiritual e concentram, na sua essência, um resumo doutrinário do Racionalismo Cristão.  Não seria possível dizer mais em tão poucas palavras, para que possam ser conservadas na memória.  Faça-se, na vida prática, o que elas indicam, e tudo irá bem. Quando as irradiações se elevam com convicção, atingem, invariavelmente, a meta, e o Astral Superior, ao qual são dirigidas, capta as suas vibrações.  Conquanto não sejam rezas nem orações, são, no entanto, manifestações de almas que procuram corresponder-se.

Todos os dias, nos mesmos horários, as pessoas devem reunir-se para fazer as irradiações. Devem escolher um horário pela manhã e outro à noite, mas o ideal seria às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite, seguindo as instruções contidas no folheto explicativo que pode ser obtido gratuitamente em qualquer casa racionalista cristã ou através do site desta Filosofia: www.racionalismocristao.org, bastando clicar em “limpeza psíquica”. Mas se desejar receber por e-mail o texto do folheto que ensina a fazer a limpeza psíquica em casa escreva para limpezapsiquica@racionalismocristao.org. Também é possível acompanhar a limpeza psíquica a qualquer momento, através de um áudio da limpeza psíquica, com duração de 5 minutos, disponível na primeira página do nosso site. Basta clicar nesse link para ouvir e baixar para o computador o áudio em que se faz a limpeza psíquica.

Esse áudio ajuda muito a compreender melhor o processo da limpeza psíquica. Também é gratuito.

Momentos antes do horário das irradiações, as pessoas devem preparar-se, de preferência num lugar silencioso, elevar os pensamentos, vibrá-los positivamente, com firmeza e entusiasmo, com confiança de que tudo na sua vida vai sair da melhor maneira possível, com convicção nos efeitos benéficos da limpeza psíquica, e iniciar as suas irradiações com o  pensamento liberto de todas as coisas materiais, sem pensar em ninguém, em nenhum problema, atendo-se apenas ao significado das palavras que estão pronunciando.

Ao terminar a limpeza psíquica, estarão aptos a realizar as suas tarefas diárias com alegria e entusiasmo, confiantes de que a vida é maravilhosa para aqueles que sabem usufruir dela, que sabem tirar proveito de tudo de bom que ela oferece.

Disciplina. A filosofia racionalista cristã aconselha também todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica, é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo. Lendo as orientações que indicamos, perceberão que, se uma criança é muito ativa, a melhor forma de agir é oferecer a ela muitas atividades criativas que a ocupem e lhe tragam satisfação.

Esperamos ter estimulado o casal a se preparar para o importante papel que desempenharão na vida da criança que confiou nos pais para prepará-la para uma vida saudável e proveitosa.