Não transmita o que de mal lhe foi legado

Não transmita o que de mal lhe foi legado
Quais as responsabilidades que tem a pessoa ou grupo de pessoas, que transmitem para outras gerações conceitos e condutas errôneas?
Se não desse continuidade ao que possa ter aprendido errado em casa ou no ambiente em que vive, o mundo não seria melhor? Se não desse continuidade ao preconceito, qualquer que seja (raça, sexo, opção sexual etc…); ao ódio ao seu semelhante, à vingança, à inferiorização e submissão das mulheres, à desonestidade que possa ter ocorrido em sua família para obter poder e dinheiro; aos maus hábitos e conduta inferior…
O segredo ao meu ver é:  não transmita para as próximas gerações o que está errado. Se passou por humilhações, falta de carinho, incentivo ou traumas em qualquer fase de sua vida, mostre o seu valor e não repita a mesma conduta quando formar sua família. Ao se tornar adulto, tem a opção de não repetir o que sofreu.
Vemos que isto é possível. Exemplos: pessoas que sofreram abuso na infância não repetiram a conduta, ou sofreram com pais com problemas com o alcoolismo, não repetiram o comportamento e não deram continuidade, não ensinando às pessoas com quem convivem.
Se eram filhos de corruptos, não se tornaram um deles; ou não deram continuidade a rixas de famílias, interrompendo os assassinatos de ambos os lados. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza, erradicaremos na maioria dos lugares na Terra, as injustiças.
Convivência. Quando duas pessoas se casam, cada uma levou da família de seu cônjuge a jóia mais preciosa e se no futuro não der certo, “devolva” à família de origem com o mesmo brilho ou mais, sem avarias, procure cuidar do seu cônjuge como gostaria que cuidassem dos seus filhos ou filhas. Mereça a confiança depositada em você para cuidar de uma jóia preciosa. Evite turbulências emocionais e financeiras e, se elas vierem, contem um com o outro para superá-las pois quando existe amor e respeito  tudo passa, e quando chega a bonança fica feliz por ter conseguido passar e continuar a vivenciar o que tem de bom na vida: a família, as realizações, o trabalho bem feito, os amigos e parentes.
Jorge A. Fares
Presidente da Filial Santos