O que são fé, crença e convicção

Questões discutidas pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

Fé é um estado psíquico que ocorre, principalmente, como consequência da submissão ao domínio de ideologias, outras pessoas (educação dos pais, por exemplo) ou organizações (religiosas, em geral). É, portanto, o resultado de uma imposição externa como simples afirmações que se tomam como verdadeiras.

Embora a crença também possa ter a mesma origem, mais frequentemente ela é fruto da ignorância e da tendência de alguns para o sobrenatural, o místico, as visões ilógicas e confusas que produzem as superstições, crendices, explicações mágicas e fantasiosas. A crença é simplesmente o fato de você acreditar e aderir a algo. A crença e a fé negam a possibilidade de a razão humana explicar algo.

A convicção é o resultado de todo um processo mental envolvendo a razão, a lógica e o bom senso. Chega-se à convicção através da observação atenta, do estudo, do trabalho e de suas aplicações práticas na investigação da verdade e constatação dos resultados.

Para se inscrever neste grupo envie um e-mail para: inscricaoGrupoRC@racionalismocristao.org.