O que significa ‘saber pensar’?

Questão discutida pelos moderadores do Fórum de estudos e debates da filosofia espiritualista racionalista cristã (GrupoRC)

Pensar todos pensam, mas “saber pensar”, eis a questão! Questão esta que tem como resposta: saber pensar está no “valor do pensamento bem irradiado”. Muitos humanos afirmam que pensam sempre o bem, são bons, não desejam mal a ninguém, não prejudicam ninguém; logo, pensam o bem. Nem sempre assim é. Pode o ser não fazer mal a ninguém, não querer mal a ninguém, e, mesmo assim, mal pensar. Vamos explicar o que significa ‘saber pensar” contrapondo o que é “mal pensar” com “bem pensar”.

Mal pensar. É alimentar correntes avassaladoras – de vibrações inferiores. É mal pensar duvidar sem conhecimento de causa. Quando se pensa em doenças, enfermidades, desastres, más notícias, ilusões – coisas que não existem, sobrenaturais. Quando o ser não confia em si, vacila, tem medo, é pessimista e inseguro ao tomar decisões e empreender qualquer projeto, atividade, conceber e desenvolver ideias.

Mal pensa aquele que se autodeprecia, se mortifica, alimenta ideia de suicídio, e pensa em coisas tétricas e criminosas. É ser egocêntrico – não pensar e realizar para o coletivo –, é querer bem de uma forma exagerada, alimentar ciúmes e demonstrar possessividade. É ser vaidoso, desonesto consigo mesmo, idolatrar a si próprio. Quando a pessoa tem complexo de inferioridade repete para si e para outros que tudo em que se envolve dá errado, está sempre “fadado” – predestinado – ao fracasso, ao azar. Aquele que vive reclamando que tem “fardo” maior do que sua capacidade de carregar. É não ser sincero, camuflar suas reais intenções inferiores. Todas essas formas de se expressar são produtos de mal pensar irradiados sobre si mesmo.

Bem pensar. É não fortalecer correntes avassaladoras. É sempre pensar com valor, é querer bem com naturalidade e espontaneidade a todos, é ser humano na forma e no fundo. Quando empreender qualquer negócio, por mais difícil que pareça, pensar sempre que vai conseguir resolver, ter êxito e ser bem-em tudo em que se envolver.

Bem pensar é a certeza de que um enfermo, você ou outra pessoa, vai restabelecer-se, curar-se, certo de que aquela enfermidade vai passar. É ter pensamentos sãos, capazes de tornar a pessoa bem assistida, equilibrada e serena. O pensamento “bem irradiado” é tudo, pois impulsiona o ser a vencer, fortalece o espírito, diafaniza seu corpo fluídico, potencializa sua energia anímica e revigora o corpo físico. Sentido contrário, o pensamento “mal irradiado”, acarreta declínio intelectual, moral e espiritual. São as irradiações geradas como efeito das vibrações de nossos próprios pensamentos que traçam a nossa realidade. Pensar implica grande responsabilidade, porque cada ser responderá pelos próprios atos, que correspondem aos seus pensamentos.

Antonio Cottas (julho/2011) nos orienta que, “quando as pessoas emitem pensamentos positivos, as vibrações saem do espírito, ajudam os semelhantes, servem como polo de atração para as Forças Superiores, retornando ao espírito (fonte) e o revigorando”. Esse é o verdadeiro valor do pensamento bem irradiado e seus efeitos benéficos.

A força do pensamento tem como “medida” o grau de evolução do espírito e, como “limite”, a capacidade que este possui de utilizar-se dos seus atributos e faculdades. O pensamento é uma força saturada de poder, construtivo ou destrutivo, conforme sua intensidade e natureza – superior ou inferior. Pensar é uma imensa e intransferível responsabilidade. Portanto, “saber pensar” é possível, com esforço e prática diária.