O que tem esta filosofia a oferecer?

O Racionalismo Cristão tem tudo a oferecer porque trata do que de mais valor a pessoa pode ter em sua vida, que é o conhecimento de si mesma e de como pode usar esse entendimento em benefício próprio e, por consequência, em beneficio dos outros.

A principal verdade que se aprende é a de que todos nós somos sempre responsáveis por tudo o que fazemos. E como ninguém é perfeito neste planeta, vivemos errando e acertando em nossa trajetória de vida, de forma que a culpa pelo erro e o mérito pelo acerto são creditados na alma de cada um, na medida em que todos têm o seu livre-arbítrio para tomar decisões livremente. E como é impossível tirar o livre-arbítrio de uma pessoa, também é impossível tirar dela a sua culpa ou o seu mérito.

Quando a pessoa passa a entender que não pode fugir do seu passado, passa a encarar o mundo de uma forma mais realista, com mais cuidado com o que faz, porque sabe que o seu futuro será construído sobre as consequências do que faz no presente, e esta realidade está muito longe da ideia do perdão e do paraíso.

Sabemos que a verdade nem sempre é doce e agradável; ao contrário, quase sempre incomoda e machuca. Mas de que adianta viver iludido com falsas promessas? Quem vive de ilusão tem uma única certeza na vida, que é a de ter de abraçar lá na frente a desilusão. E ao desiludido só resta a certeza de que perdeu tempo e que está sem saída, pois sumiram de repente todas as bases a que confortavelmente se agarrava.

Aquele que busca a verdade vive com os pés no chão e sabe que o mundo é como é, e não como ele gostaria que fosse. Por isso se adapta, reinventa-se, conta com suas próprias forças e recursos para se desvencilhar das dificuldades que a vida impõe, sentindo-se cada vez mais forte e autoconfiante a cada etapa vencida com o suor do seu rosto.

E esses ensinamentos são os que Jesus tentou trazer à sua época e que, infelizmente, foram transfigurados através dos tempos, ficando quase que irreconhecíveis, tamanha a mistificação a que submeteram o cristianismo e o próprio Jesus.

A missão do Racionalismo Cristão é a de fazer com que as pessoas tenham consciência do que são e do que vieram fazer neste planeta. Viver consciente é trilhar um caminho seguro, ciente de que a paz e a felicidade não se compram, não se pedem e não se dão, pois só tem felicidade quem tem paz, essa paz que só pode ser conseguida através do bem viver e da consciência tranquila.