O sentimento de solidariedade

O sentimento de solidariedade é um princípio normativo dos trabalhos realizados nas casas racionalistas cristãs. Como presidente do Racionalismo Cristão, Antonio Cottas de quando em vez dizia nas reuniões públicas da Casa-Chefe que os trabalhos realizados em nossas Casas seguem o princípio da solidariedade, alcançando dos assistentes aos militantes presentes.

O sentimento de solidariedade vincula os participantes ao fortalecimento, esclarecimento e espiritualização proporcionados nas casas racionalistas cristãs. Seu sentido moral e sua relação de responsabilidade fazem com que os trabalhos saiam bem feitos quando a serenidade, a moderação e a retidão de procedimentos alcançam os assistentes de reuniões públicas de maneira equânime.

Antonio Cottas colocava o Racionalismo Cristão acima de tudo em sua vida, inclusive de quem tinha muita consideração, como familiares e amigos que tanto admirou, defendeu e aconselhou mediante os princípios esclarecedores e a disciplina fortalecedora da alma propiciada por essa filosofia de vida.

Antonio Cottas considerava Luiz de Mattos seu pai espiritual. Dizia que, ao partir deste mundo de escolaridade e chegar no seu mundo espiritual de estágio, prestaria contas a si mesmo seguro de que havia se doado à humanidade ao seguir as orientações de seu mestre espiritualista, pois assim também considerava ser Luiz de Mattos, fato que testemunhamos como sua filha e esposa de Antonio Cottas em nossa última existência física.

Antonio Cottas tinha em conta serem bem relevantes os trabalhos realizados em nossas Casas, pois sabia que iriam estender-se cada vez mais por este planeta-escola. Embora tenha sido uma iniciativa de espíritos do Astral Superior, o Racionalismo Cristão foi fundado neste mundo por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, consolidado por Antonio Cottas e sua expansão teve início com o presidente astral Humberto Rodrigues quando ainda estava neste plano físico. Portanto, é necessário que a expansão da filosofia espiritualista continue mediante seu estudo aprofundado, a abertura de novas casas racionalistas cristãs e o uso intenso das mídias sociais, sob a liderança do atual presidente e suas iniciativas realizadas com segurança e responsabilidade.

Conquanto o tenha considerado pai e mestre espiritual, Antonio Cottas deixou bem claro que seus sucessores não se deveriam comparar nem ser comparados a Luiz de Mattos, pois cada qual tem personalidade própria, como tem cada habitante deste planeta. E isso Antonio Cottas mostrou claramente nas esclarecedoras respostas às incontáveis correspondências que recebeu dos seguidores do Racionalismo Cristão em vários países, sendo que cerca de 3 mil delas constituíram os 26 volumes da coleção Cartas doutrinárias, dando demonstração cabal do sentimento de solidariedade que Antonio Cottas trazia no íntimo de sua grande alma.