O significado do 26 de janeiro

O 26 de Janeiro é uma data que toca muito fundo a essência de cada ser humano que conhece, estuda e aprofunda o seu viver nos princípios da Filosofia implantada há 108 anos neste nosso planeta pelos mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, o Racionalismo Cristão. Quando integrados nos conhecimentos da vida espiritual, os seres humanos executam com esmero, fortaleza espiritual, serenidade, calma e tranquilidade as múltiplas e sucessivas solicitações que a vida moderna exige de cada um, não permitindo que estas os desviem do caminho que traçaram em seu mundo de estágio.

Assim iniciou sua alocução a presidente da Filial Lisboa, Maria do Céu Sousa, na comemoração do aniversário do Racionalismo Cristão e Dia da Espiritualidade, dirigindo-se a militantes, assistentes e jovens. “Nesse caminhar”, prosseguiu, “as pessoas vão-se tornando racionalistas cristãs convictas, poderosas lutadoras, divulgadoras da verdade espiritualista, com seus princípios esclarecedores, que proporcionam bem-estar espiritual, harmonia, fomentando a satisfação e alegria de viver a todos os que os praticam”.

Prosseguiu Maria do Céu: “Uns podem ainda considerar esses caminhos difíceis. Afirmamos, porém, que a dificuldade apenas existe enquanto as pessoas não aprendem a vibrar com o Todo Universal. Ultrapassada essa dificuldade com vontade forte, tenacidade, discernimento, inteligência e consciência esclarecida, tornam-se caminhos virtuosos, ricos de acontecimentos benéficos, que levam a uma vivência feliz.

A lei da evolução é considerada pelo RC a primeira lei evolutiva. A própria história do planeta Terra, assim o confirma. Na história desta doutrina filosófico-espiritualista, a evolução está bem patente nas atualizações literárias que se fazem necessárias, para acompanhar a evolução das mentes humanas.

A continuidade e expansão da nossa grandiosa Filosofia deve-se a seres possuidores de esplendor espiritual, livres de preconceitos, despidos de vaidades e de intolerâncias, que, num trabalho contínuo, transformam as novas tecnologias em instrumentos de trabalho profícuos.
No entrosamento do avanço da tecnologia com a espiritualidade, verifica-se que há cada vez mais necessidade de nos conhecermos a nós mesmos, como parcelas da Inteligência Universal em evolução neste mundo de escolaridade.

Esta necessidade traz-nos a consciência de nos tornarmos e mantermos ativos no vasto e incomensurável campo espiritualista que, na época atual exige a melhor atenção e dedicação de todos os que querem avançar conscientes na eterna responsabilidade.
Esta certeza enche nossos espíritos de esperança, estimula os seres esclarecidos a trabalharem com valor, a cumprirem com dedicação uma missão honrosa nos belos caminhos que o Racionalismo Cristão aponta para a humanidade.

A militante Eduina Lopes contou que, embora frequente o Racionalismo Cristão há muito tempo, entende-o há bem pouco. “Quanto mais aprendo, sinto a necessidade de aprender ainda mais, de me esclarecer cada vez mais, para auxiliar o meu eu, o meu semelhante, enfim, toda a humanidade”, afirmou.

Disse a oradora: “Esta Doutrina é maravilhosa. Mostra às pessoas o caminho a seguir na estrada da vida e dispõe de ferramentas para que bem se cumpra essa caminhada. Só quem tem força de vontade, determinação, firmeza  e valor, porém, consegue chegar ao final da empreitada com o mínimo de desvios.’

E conclamou a assistência a estudar muito, ler os livros editados pela Casa-Chefe, participar das reuniões de grupos de estudo.

“Na militância, entendemos que não só dos projetos materiais vive o homem e que a vida material é um complemento para a nossa evolução espiritual se bem cumprirmos os nossos deveres”, afirmou.

Em rápido pronunciamento, o militante Adilson Nascimento manifestou sua alegria por haver conhecido o Racionalismo Cristão e agradeceu os amigos que o receberam na filial “Sinto-me honrado por poder ajudar nessa grande missão abraçada pelo Racionalismo Cristão de esclarecer a humanidade, transformando para melhor este mundo, onde a paz, a compreensão a tolerância, o respeito ao livre-arbítrio de cada um, se tornem uma constante entre todos os seres humanos”, afirmou.