O valor da disciplina

O valor da disciplina
Aqui estamos, os professores, sensibilizados por esta delicada manifestação. Sentimos, neste momento em que vocês nos procuram para agraciar-nos com flores e carinho, o testemunho da amizade e do respeito que ainda merecemos.
Sendo educadores e amigos, não poderíamos agradecer com um simples aperto de mão, mas com palavras para cujo sentido devem dirigir suas melhores iniciativas. Como briosos estudantes brasileiros, é preciso que se encorajem para vencer todas as dificuldades.
A emancipação progressiva que tanto desejam só poderá ser alcançada com o justo equilíbrio de suas forças morais. A liberdade é como a fortuna: só tem valor nas mãos de quem sabe dirigir-se.
É tempo de pensarem na sua própria formação como bons brasileiros; é tempo de atinarem no que necessitam para que se realizem, tornando-se colaboradores eficientes na construção de uma grande pátria – O Brasil!
Nunca houve notícia de que uma Nação ou família conservasse estabilidade sem alicerces morais. Se o lar e a escola são planos diferentes da própria vida, urge transformá-los em verdadeiras oficinas onde se possam realizar experiências para aquisição de uma existência de alto valor. Mas para isso é necessário que vocês cultivem sentimentos positivos.
Jovens que são, precisam crer, ter ideais, mas como poderão crer sem realizar algo de bom, de nobre, de elevado? Ninguém pode crer sem realizar, mas para realizar alguma coisa é indispensável antes de tudo, a disciplina.
Publicado em 8 de dezembro de 1962
(Trecho de discurso a estudantes.)
Olga Brandão Cordeiro de Almeida