Obstáculos para o bem viver não se interpõem por acaso

Preciso de orientação que me ajude a tomar uma decisão, pois estou muito confusa. Tenho 49 anos, casada há dez, não tenho filhos. Quando me casei, meu marido já tinha três filhos, e eu infelizmente não posso engravidar.

Durante todos esses anos a nossa relação sempre foi afetada por desentendimento com os enteados, mas sempre contornei, cheguei a ir para a casa dos meus pais duas vezes, mas sempre retornamos. Nós dois nos entendemos, mas eu não gosto dos filhos dele e nem eles de mim. Eu me sinto mal com isso, mas não tenho vontade de unir a família, não falo com eles.

Como a casa é grande, o rapaz mora no andar superior, com a mulher e dois filhos, e há seis meses a filha chegou com o  marido e filho, e passaram a morar no andar de cima também. A menor, de 18 anos, mora com a mãe.

Nunca proibi meu marido de ajudar os filhos financeiramente, porque dependem dele. Mesmo assim, a gente não tem tranquilidade completa, meu marido é muito dedicado, não tem vícios, sinto que me ama. Nós dois trabalhamos e somos militantes do RC.

Sei que é muito complicado, eu deveria ser mais tolerante… Temos um modo de vida diferente do deles, temos disciplina, mas esse fato quebra toda a dedicação que temos com a Doutrina.
Hoje sinto que deveria separar-me e deixá-lo com os filhos. Minha grande angústia é que deverei sair da Doutrina, deixá-los em paz e viver a minha vida.

Resposta: Prezada, compreendemos que em muitas ocasiões torna-se difícil a convivência familiar, porque as pessoas pensam e agem de forma diferente, o que, às vezes, causa aborrecimentos. O importante é manter a calma, a paciência, a confiança em si, e prosseguir nos seus planos, com firmeza e decisão, consciente do seu poder espiritual, sabendo que todos esses obstáculos não estão à sua frente por acaso, e sim para você vencê-los e ter essa grande oportunidade de aprimorar mais ainda as suas qualidades espirituais.

Modifique a sua maneira de pensar, afaste da sua mente que a sua vida é difícil, que não gosta nem suporta os seus enteados, substitua esses pensamentos por outros de coragem, compreensão, otimismo e convicção de que tudo irá melhorar.

Se você criar um ambiente de paz e harmonia no lar, tudo se ajustará e você irá verificar que todos têm o seu lado bom, basta procurar explorar as qualidades das pessoas, evitando confrontos desnecessários, nunca discutindo e procurando sempre chegar a acordo nas divergências normais entre os seres humanos.

Pratique diariamente a limpeza psíquica no lar, nos horários disciplinares. Habitue-se a ler e reler as obras editadas por esta Doutrina, principalmente as essenciais: Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão, dando preferência às edições mais recentes.

Confie em si mesma e no seu poder irradiativo. Verá que poderá melhorar o ambiente em seu lar sem nunca entrar em confronto com seus enteados.

Se você e seu marido seguem os princípios racionalistas cristãos, confiem nas Forças Superiores, que trabalham dia e noite a nosso favor. Basta encontrarem pólos de atração para que possam atuar.
Paciência, confiança e harmonia com seu marido, evitando conflitos desnecessários. Eis o caminho a seguir. Se você mantém bom relacionamento com seu marido, essa é uma base importante para que construam uma vida voltada para a prática do bem. Esteja certa disso.