Onde está e o que faz o espírito durante o sonho

Tomo a liberdade de consultar o Racionalismo Cristão para entender o que acontece comigo quando estou dormindo. Comecei a ter pesadelos aos 16 anos; vou fazer 71 e eles me acompanham até hoje. Minha esposa me acorda, me balançando várias vezes. Percebo tudo isso mas fico sem forças, e aos poucos vou acordando.

É difícil explicar esses pesadelos. Quando não é isso, tenho sonhos, e nesses sonhos vejo pessoas que nunca vi, lugares por onde jamais andei; por vezes fico perdido e alguma pessoa do sonho me ajuda.
Tenho lido livros bons, como os de Caruso Samel e Luiz de Souza, Racionalismo Cristão e Pratica do Racionalismo Cristão. Cheguei a frequentar reuniões em uma casa racionalista cristã e voltarei a frequentar.

Resposta

Prezado, como estudioso das obras do Racionalismo Cristão e com a continuidade de seus estudos e a frequência assídua às reuniões, irá entendendo a razão de seus sonhos e principalmente sobre o assunto mediunidade, tratado nos livros “Racionalismo Cristão”, 45ª edição, “A vida fora da matéria”, 24ª edição, e “Prática do Racionalismo Cristão”, 13ª edição, e intensamente citado nessas reuniões.

Em seus estudos, entenderá que durante o sono o espírito entra em desdobramento. Os sonhos são consequência desse afastamento do espírito juntamente com seu corpo fluídico, de seu corpo físico.  Esse deslocamento tem a finalidade de elevar-se o espírito até seu mundo de estágio para retemperar-se das lutas diárias, distendendo-se os cordões fluídicos, sem no entanto romperem-se, o que, caso ocorresse, acarretaria a chamada “morte”.

Quando, ao invés de deslocar-se até seu mundo de estagio, o espírito fica preso aos campos fluídicos do planeta por entregar-se a preocupações demasiadas, a acontecimentos às vezes negativos, às correntes de pensamentos próprias desse ambiente terreno, e não consegue com isto afastar-se da atmosfera densa aqui existente, ocorrem em desdobramento os sonhos e os pesadelos.

Por isso, é recomendada a execução da limpeza psíquica também à noite para o arrefecimento das atividades mentais com a finalidade de obter-se um sono tranquilo e reparador.
Esperamos que volte a frequentar assiduamente a casa racionalista cristã, a praticar a limpeza psíquica no lar e a estudar os livros indicados, para inteirar-se cada vez mais sobre a espiritualidade.