Os recursos espirituais de cada um

O estudo do Racionalismo Cristão faz com que as pessoas interessadas pela espiritualidade reconheçam seu real valor no contexto da vida. Elas percebem que devem desfazer-se dos pensamentos e sentimentos que inferiorizam o caráter, admitindo como certa a importância de pensar bem e ter bons sentimentos, embora muitas delas achem não ser tão essenciais, haja vista o comportamento que mostram no dia a dia.

Pensamentos emitidos com valor e coragem e sentimentos externados com sinceridade e alcance no sentido de fazer algo bom e útil para o semelhante colocam o emissor em sintonia fina com as forças astrais superiores. Ele atrai pensamentos e sentimentos de igual teor e intensidade encontrados no vasto mar de matéria fluídica que envolve a Terra, tendo êxito em seus empreendimentos.

Ao contrário, quem está sempre a pensar em coisas tristes, a cultivar mágoas ou frustrações, como pode vencer na vida se não consegue superar essas fraquezas? Ao conservar pensamentos e sentimentos de tal espécie só atrai forças formadoras de correntes vibracionais afins.

Em razão de tanto insistimos, é importante estudar os livros editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, onde o leitor encontra o que precisa para entender o mundo do transcendente e colocar em prática as normas disciplinares e de conduta de uma filosofia que fortalece, esclarece e espiritualiza os seres humanos. Mas o estudo sugerido requer do leitor constante autorreflexão na análise dos textos, para que descubra por si mesmo os acertos que devem ser aperfeiçoados no dia a dia e os erros a serem eliminados da vida.

Realizada de preferência nos dez minutos que antecedem a disciplina da limpeza psíquica feita duas vezes ao dia nos horários recomendados, quando os irradiantes se reúnem formando poderosas correntes vibracionais interligadas entre si, a autoanálise sugerida imprime ao pensamento o poder espiritual de que é dotado e também fortalecido durante as irradiações.

Sendo a reflexão uma iniciativa pessoal intransferível, podemos afirmar que o Racionalismo Cristão deixa bem claro que é uma filosofia de vida comprometida com suas ideias espiritualistas, pois não ilude nem promete nada a quem quer que seja. Não se ouve nas casas racionalistas cristãs que os assistentes de reuniões públicas terão êxito na vida sem trabalhar ou que as Forças Superiores irão solucionar seus problemas, porque todos, sem qualquer exceção, têm os recursos espirituais necessários para tudo conseguirem ou resolverem, mediante o cumprimento da disciplina recomendada e o uso do raciocínio lúcido e da força de vontade que o potencial e as limitações individuais possibilitam.

Se gostam do que leem nos livros editados e do que ouvem nas reuniões públicas, se nessas fontes de sabedoria encontram o fortalecimento e o esclarecimento que levam ao encontro da espiritualidade, então não percam mais tempo! Confiem em si mesmos, ponham em prática os ensinamentos proporcionados pelo Racionalismo Cristão, e terão êxito na vida.