Ousadia e paciência

Ousadia é própria de pessoas corajosas e empreendedoras, porém podem tornar-se imprudentes, sem a prática do raciocínio lúcido em seus projetos de vida. Ser ousado exige prudência, análise  antecipada de prós e contras dos objetivos que pretende alcançar, avaliando com calma e ponderação futuras possibilidades de êxito.

A programação para qualquer tipo de projeto e possíveis mudanças no viver terreno precisam ser avaliadas, estudadas, para a pessoa prosseguir firme e segura em relação à meta traçada. Alguns indivíduos agem por impulso, aleatoriamente, não medindo consequências de seus atos, sem o mínimo planejamento e disciplina. Em contrapartida, o excesso de timidez torna as pessoas apáticas e inseguras, sem coragem de ousar, mesmo sendo talentosas e criativas.

A timidez exagerada poda a iniciativa de grandes investimentos, realizações em várias áreas, seja nas artes, nos negócios ou no plano afetivo.

A paciência é própria dos fortes de espírito, com ausência de desespero aos reveses da vida, sabendo de antemão que estes fazem parte do acervo espiritual de cada ser em aprendizado. Ser paciente é aguardar com calma que as coisas aconteçam no seu devido tempo, sem sofrimentos antecipados, e ter percepção das sutis oportunidades que surgem nos caminhos da vida. É saber esperar com paciência, na esperança de melhores dias, elevando-se às esferas superiores para receber as intuições dos mestres universais. A paciência faz o ser tolerante, equilibrado e compreensivo frente às imperfeições humanas, sabendo de antemão que perfeição não existe na Terra e, todos somos falíveis, sujeitos a erros e atitudes impensadas.

Entretanto, viemos aqui para corrigir-nos e alcançar maior evolução. Não se tenha pressa, mas não se perca tempo…