Peixe morre pela boca

Cuidado: peixe morre pela boca
O corre-corre da vida moderna, principalmente nas grandes cidades, faz com que a saúde física seja deixada de lado. O cotidiano de quem vive nas grandes cidades se resume a passar muitas horas no trânsito, comer o que for mais rápido e mais barato e, na maioria das vezes, comidas que só fazem mal ao organismo.
O corpo humano necessita de nutrientes para deles retirar a energia que gasta durante o dia, mas infelizmente estamos comendo cada vez pior. É preferível uma pequena quantidade, mas com qualidade, do que muita comida de má qualidade, em que só encontramos as chamadas calorias vazias que nos fazem engordar. Sentirmos cansaço físico e mental, totalmente o oposto do que faz uma alimentação saudável, pois o alimento serve para nutrir o nosso corpo e ser transformado em energia para manter o funcionamento dos órgãos vitais.
É preciso despertar, já passou o tempo de nos deixarmos envenenar com as químicas que consumimos, causadoras de tantas doenças, entre elas a mais perigosa, o câncer.
O ambiente ácido formado pela má alimentação favorece o desequilíbrio do ph do nosso corpo, que deixa de ser alcalino para se tornar ácido, e é aí que o câncer entra, pois este só sobrevive em ambientes ácidos.
Como é triste observar nossas crianças crescerem sem ter acesso a frutas e verduras, vítimas de uma sociedade que já não valoriza mais as refeições em família, que eram momentos de muita alegria e proximidade, para conversar e trocar conhecimentos, além de dividir os alimentos que eram saboreados, tornando prazerosos esses encontros.
Hoje criamos nossas crianças com fast foods e queremos que sejam adultos capazes de pensar, mas esquecemos que para pensar é necessário que o corpo esteja bem nutrido, de modo que a mente possa absorver conhecimento e raciocinar. Com tanta química que estão consumindo, porém, infelizmente nossas crianças já perderam a noção do que é comida saudável e acabam por não gostar de frutas e verduras. Como consequência, estamos tornando-as vítimas de outra doença que procuramos ignorar, mas que está muito presente na nossa sociedade: a obesidade infantil.
Precisamos salvar nossas crianças, pois estão sendo envenenadas pela falta de conhecimento da nossa sociedade, com o consumo de doces, refrigerantes, frituras e massas, que só fazem mal ao nosso corpo. Tudo na vida deve ser feito com moderação e de forma equilibrada.
Como se não bastasse a falta de nutrientes no hábito alimentar, ainda vem a quantidade de veneno colocada nas sementes e nas plantações, supostamente para matar pragas, porém este acaba matando-nos também, a longo prazo, e já começamos a sentir os efeitos da má alimentação.
Uma mudança de hábitos deve ocorrer já, porque todos estamos sofrendo. Aumenta cada vez mais o número de nascimentos de crianças com doenças congênitas, e qual o motivo disso? É devido ao nosso estilo de vida. Estamos acabando com o nosso planeta com os agrotóxicos, que cada dia poluem mais os nossos rios, matam nossa fauna e flora, e o desmatamento desenfreado para benefício de poucos e malefício de muitos.
 
Sedentarismo. O sedentarismo também deve ser combatido. Hoje andamos de carro porque é mais fácil e mais rápido, e deixamos de fazer aquela caminhada ao trabalho, ou escola. Com isto deixamos de gastar energia, de exercitar o corpo, que é uma máquina que precisa movimentar-se. O sedentarismo atrofia nosso corpo e nos fragiliza, deixando as portas abertas para que as doenças entrem e acabem com a nossa vitalidade, favorecendo uma desencarnação precoce, impedindo-nos de cumprir com nossa missão e com a nossa evolução!
A nova geração precisa despertar e tentar levar uma vida o mais saudável possível. Lembro que os jovens devem deixar de consumir drogas e tanto álcool, porque só impedem que o cérebro raciocine, e em casos mais trágicos tira-lhes a vida.
Para combater esses maus hábitos é preciso uma mudança radical no estilo de vida. Devemos deixar de pensar em ter e, ao invés disso, pensar em ser. Somos frutos de uma sociedade que nos ensina a acumular riquezas, fazendo com que o ser humano esqueça de cuidar do bem mais precioso, que é o corpo.
Todos queremos uma vida confortável e tranquila, mas felicidade não é sinônimo de bens materiais ou o acúmulo deles; felicidade são momentos vividos de confraternização, solidariedade,  isso, sim, nos faz felizes, porque nos traz paz interior.
O mundo moderno nos ensina a acumular e a gastar, exibir e invejar, mas o que realmente deveria preocupar-nos é  como será o dia de amanhã. Como vai ser o futuro desta geração obesa que sofre preconceito, mas que na verdade é vítima de um sistema.
As transformações estão na nossa frente, e só não enxerga quem não quer.
A falta de consciência ecológica e  o consumo desmedido nos têm trazido muitas consequências, entre elas a falta de água, que já é um bem raro para alguns.
O nosso planeta pede socorro, pede que as pessoas se esclareçam,  pensem e lutem pelos seus direitos, e cumpram com seus deveres, eduquem as crianças, para que sejam adultos saudáveis, que saibam valorizar a família e os momentos com ela vividos, para poderem repassar isso para seus filhos e netos. Plantem nessas crianças o sentimento solidário de cuidar do planeta, da família, dos amigos e vizinhos, rompendo a grande barreira que o consumismo exagerado construiu.
Cuidar da alimentação é cuidar do futuro, é evitar uma velhice atrofiada e doentia, é envelhecer saudável e com  capacidades para passar seus ensinamentos, que são valiosos para a geração do futuro, é construir sua própria história com um final mais saudável e feliz.
Sandra Carvalho
Internauta, Londres