Pérolas de Luiz de Mattos publicadas nos Clássicos

Seleção de pérolas literárias extraídas dos volumes I e II dos Clássicos de Luiz de Mattos, em paciente trabalho de Jorge Alexandre Fares, presidente da Filial Santos (São Paulo) do Racionalismo Cristão.

Os dois volumes, que reúnem discursos e orientações dadas pelo fundador e codificador dessa filosofia espiritualista à cabeceira do estrado e quando já se havia integrado ao Astral Superior, fazem parte da coleção Clássicos do Racionalismo Cristão.

 

l

 

Nem tudo que o ser humano deseja, nesta existência, consegue. Há muitas coisas contrárias aos seus desejos e ao modo de pensar e, em vez de revoltar-se e tornar-se pessimista, deve revestir-se de resignação, moderação e paciência, e procurar vencer, tudo ver e observar para solucionar os problemas da melhor maneira possível. O que não tem remédio, remediado está: mais vale prevenir do que remediar depois. Assim sendo, previnam-se contra os males que os possam atacar, contra as vicissitudes da vida. Querer é poder, e toda pessoa que sabe querer e agir pode alcançar aquilo que quer, desde que o seu querer seja possível e razoável.

 

l

 

Tudo normaliza-se, coloca-se nos devidos lugares quando há senso e razão. O que falta no mundo é justamente isso, porque a hipocrisia e a mentira ainda existem; mas no dia que houver mais lealdade e mais franqueza, haverá mais paz e tranquilidade, e todos se sentirão bem.

 

l

 

O desassossego e a intranquilidade da alma trazem o tormento, a dor e o sofrimento danificadores. Procurem estudar a vida para, em todos os atos morais ou materiais, agir com consciência, e serão felizes. Tudo se consegue, quando se é paciente, persistente e se sabe querer aquilo que é possível. Aqueles que tudo querem alcançar sem sacrifício, por espírito de imitação, de forma afobada, perdem tempo, porque perdem a tranquilidade, passam a ser envolvidos em um ambiente de perturbação, atordoam a alma e nada de bom conseguem. Saibam, pois, viver como pessoas inteligentes, caminhem com firmeza, tenham a consciência tranquila quanto ao que são e ao que devem ser, procurando tudo fazer de maneira que não venham a arrepender-se mais tarde.

 

l

 

Não admitimos ilusões, hipocrisias, mentiras ou fanatismos. Esperamos que as pessoas raciocinem para discernir e analisar com acerto as situações e tudo resolver. O fanatismo embota a inteligência, escurece a razão e transforma as pessoas em instrumentos dóceis da vontade alheia, escravas de preconceitos, de falsas teorias e dogmas. Essas pessoas não têm liberdade de pensamento e a liberdade é tudo na vida, porque aquele que pode pensar livremente e dar curso aos pensamentos age por si mesmo, não está atido a ninguém, tem confiança absoluta em si. Saibam ser justos na forma e no fundo, caminhem com retidão, procurem aperfeiçoar-se cada vez mais e saibam separar o joio do trigo.

 

l

 

Os males de muitas pessoas são: viverem atordoadamente, atirarem-se ao mundo sem tino e sem compreensão, sem pensar nem medir as consequências, viverem por imitação. Desejamos que todos tenham opiniões próprias, personalidade e ajam como seres equilibrados. A confiança que cada um deve depositar em si será sua garantia. Cada um de nós deve bastar-se para proteger a si próprio, e essa proteção cada um encontrará no seu pensamento equilibrado, pois não deve esquecer-se de que é no pensamento que está o segredo do êxito. Pensando sempre com elevação, com dignidade, valor, alcança-se a felicidade.

 

l

 

Observando bem a humanidade, verifica-se que desapareceu quase por completo toda aquela poesia da vida. Desapareceu porque, infelizmente, grande parte das pessoas chegou a um ponto tal que não tem mais esperança. A vida ficou tão materializada que os seres com um pouco de espiritualidade, mas sem esclarecimento, tornam-se completamente desiludidos. É necessário levantar espiritualmente os seres de bem, levantá-los, sim, porque, grande parte da humanidade vem caindo, há muito tempo, vivendo em um perfeito caos. Nada os entusiasma, consideram tudo vil, tudo mau. É preciso que se convençam de que em si próprios encontrarão as forças necessárias para erguerem os ânimos, para erguerem o moral. Se todos convencerem-se de que precisam viver com ponderação, moderação e senso de justiça, o mundo não será tão mau e nem tampouco a vida tão difícil.

 

l

 

Não podem desaparecer do mundo os sentimentos que elevam e dignificam os seres, os sentimentos nobres, os atos que dignificam as pessoas, porque, despidas de sentimentos, são infelizes, desumanas, não sentem, não vibram, são manequins manejados por mãos alheias. Sugerimos encarar a vida como de fato é, fortifiquem a vontade, o ânimo, para caminharem com passo firme, auxiliando o despertar de outros seres, para verem a vida de forma clara e realista.

 

l

 

É desde criança que se começa a combater o receio e o medo. Deve-se educar a vontade e formar o caráter para que não minta. As crianças de hoje não admitem mais aquela severidade de ontem; têm a compreensão e o raciocínio mais desenvolvidos. Reparai bem nas crianças de hoje. Como todos sabem, o mundo passa por uma grande transformação e todos sofrem a influência dessa transformação. A criança, mais do que ninguém. É por este motivo que se deve cuidar da criança com carinho e inteligência, que poderá encontrar um caminho com dupla dificuldade, talvez um caminho mais vasto em inteligência, em descortino, progresso, atividade, mas talvez, mais difícil, psicologicamente falando. Ensinem os filhos a ser honestos, valorosos, intrépidos, destemidos e a terem caráter!

 

l

 

Como é belo o ser humano sentir em si o impulso do progresso espiritual, o desejo de ser útil, a aspiração suprema de cumprir um dever, colocando esse dever acima de tudo e de todos. É do progresso espiritual de cada um que depende a felicidade dos povos. Procurai, portanto, cumprir os deveres, sabendo progredir material e espiritualmente, mas sempre com elevação moral, porque o ser humano quando for espiritualista tudo assimilará, e agirá com mais facilidade. O ser humano esclarecido é austero, procura acertar, faz sacrifícios para obter os melhores resultados e é pontual em todos os setores da vida. O mal de muitos é não querer sacrificar-se, mas, sim, dar satisfação a todos os prazeres causa da derrota espiritual.

 

l

 

O domínio do eu tem importância capital na vida dos seres humanos; é do eu que derivam os ímpetos, o mau gênio, os arroubos, todas as ações impensadas que muitas vezes causam grandes prejuízos espirituais e materiais. Portanto, o domínio do eu está relacionado ao êxito de cada um. Devem saber penetrar a fundo no seu foro íntimo, para regenerarem-se. A regeneração não é exigida somente daqueles que cometem crimes julgados pela justiça. Há muita gente que se julga boa, passando por correta, e que, no entanto, precisariam de grande correção, tais são os atos condenáveis que ocultam. A regeneração da alma faz-se à medida que o ser desperta para a realidade e reconhece seus erros com o firme propósito de corrigir-se.

 

Haja noção de moral, caminhem com passo firme neste mundo, tenham preocupação em manter-se sempre equilibrados e sensatos, porque no mundo há tempestades que podem desencadear-se sucessivamente, mas para as almas preparadas essas tempestades passam e não deixam vestígios, porque são almas fortes e compreendem a vida como de fato ela é. São possuidoras de caráter bem formado e educação espiritual sólida.

 

l

 

As crianças estão sujeitas ao meio. Tudo que ouvem, tudo que lhes diz respeito, tudo que percebem elas guardam. É necessário, portanto, praticar o bem na frente delas ou em qualquer lugar que estejam, dar exemplos de honestidade e justiça, pois, com pais conscienciosos, os filhos que têm vontade de progredir material e espiritualmente, progredirão.

 

l

 

Esclarecemos as pessoas para que tenham noção geral sobre os defeitos que possam ter e das qualidades que devem possuir. Procuramos mostrar que ao combater os defeitos, evitarão os erros e despertarão para uma nova vida. Ao apontarmos as boas qualidades, procuramos estimulá-las, para que encontrem a si mesmas e tenham confiança e convicção para poderem vencer os obstáculos da vida, para que caminhem com passo firme, para que sejam úteis à família e à sociedade.

l

 

Eduquem a vontade, fortaleçam a alma, procurem reagir aos reveses que passam. Da educação do pensamento e da vontade, tudo deriva. Quando, grande parte das pessoas convencerem-se de que ao possuir vontade firme e pensamentos sãos, poderão remover muitos males psíquicos e fortificar o corpo físico e terão a saúde que desejam, a paz de espírito que ainda não haviam encontrado. O desequilíbrio mental impede que as pessoas possam raciocinar com acerto. Aprendam, pois, a viver e a pensar. Sejam humanos na forma e no fundo. Criem um ambiente de paz e tranquilidade espiritual, que é a maior felicidade que pode possuir quem sabe pensar, agir e ter a consciência do dever cumprido.

 

l

 

O ser humano deve ser independente no pensar e agir e não se preocupar com a opinião dos outros, e dar satisfação apenas à sua consciência, desde que ela lhe diga que está certo, caminha sem olhar para trás ou para os lados, mas, sim, para frente, com a cabeça erguida, porque nada lhe pesa na consciência. Aprendam a dar valor ao pensamento e a caminhar neste mundo com passo firme, com a mente religada às Forças Superiores para receber as boas intuições. Não se deixem envolver pelas misérias do mundo, ajam com altivez, nunca arrependam-se de praticar o bem. Não sejam orgulhosos, não cultivem o ódio, ressentimentos e outros sentimentos negativos que deformam o caráter.

 

l

 

A pessoa que tem força de vontade e autoconfiança caminha sempre com firmeza neste mundo, nada a amedronta, nada a perturba. É justa, sincera, leal, franca, honesta e comedida, é, enfim, uma pessoa sã em pensamentos e ações. Tão raras são estas qualidades, hoje em dia. Sejam sinceros, honestos e verdadeiros. Basta de hipocrisia, de mentiras! Quem mente, mente a si próprio, engana a si mesmo.

 

l

 

No dia em que a maior parte da humanidade convencer-se de que é no pensamento que está o segredo do êxito, outro será o seu viver. Havendo paz de espírito e consciência do dever cumprido, a saúde e a felicidade, de que todos podem usufruir, existirão sobre a Terra. A saúde que todos desejam e sem a qual não há alegria, não há disposição para a vida, nem tampouco para o trabalho, pode ser adquirida com pensamentos sãos, vida moderada e ponderada, alimentação racional e sadia, exercícios físicos e exames médicos preventivos.