Perseverança e paciência, para recuperação do viciado

Tenho um irmão adolescente e descobrimos recentemente que ele está usando maconha. Parou de estudar, não ouve ninguém. Gostaria de saber o que acontece nesses casos, se a criatura já nasce com essa índole. Ele sempre apresentou comportamentos assim, rebeldes. O que podemos fazer para auxiliá-lo, já que conversar não adianta?

Resposta: Prezada, sabemos que para este planeta-escola vêm espíritos das mais variadas classes evolutivas, e muitos deles escolhem famílias detentoras dos conhecimentos prodigalizados pelo Racionalismo Cristão para terem chance de evoluir, mesmo que em pequenas doses, através dos exemplos recebidos. Daí a importância da luta pela recuperação do seu irmão, com calma, paciência, tato, inteligência e perseverança.

Procure conversar frequentemente com ele, mostrando-lhe que o caminho da ordem e do bem devem prevalecer sempre, mostrando-lhe, também, como deve proceder no lar, na escola ou em qualquer outro lugar, e não se canse de repetir as suas recomendações, para elas irem fixando-se na mente dele e obterem o resultado positivo esperado.

Ninguém se modifica de repente, daí ser necessário saber esperar que ele reaja e entenda a importância de sua jornada terrena.  Falta ao seu irmão coragem, força de vontade e, talvez, maturidade para reagir e livrar-se desse mal comportamento, que pode prejudicá-lo no futuro. E a ajuda familiar, com compreensão e carinho, é muito importante.

Não pense que os seus conselhos são inúteis.  Erga a cabeça e lute com galhardia, na certeza de que está cumprindo o seu dever, e um dia ele irá entender que as suas orientações são para o bem dele.

Pratique a limpeza psíquica no lar, diariamente, nos horários disciplinares, e convide o seu irmão para participar.  Habitue-se a ler as obras recomendadas por esta filosofia espiritualista, principalmente as essenciais: Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria, em suas edições mais recentes.  E frequente as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã, se possível, acompanhada do seu irmão.