Podemos vencer todas as dificuldades

Tenho 58 anos, e já estou aposentada. Desde 2013, tenho passado por dificuldades, em várias áreas da vida, as quais não tenho sabido gerir e que me conduziram a desenvolver, nos últimos anos, crises de pânico, ansiedade e depressão. Por duas vezes, quando as crises foram maiores, fiz tratamento com ansiolíticos e antidepressivos. Apesar de me sentir melhor, tenho constantemente momentos de ansiedade e pensamentos negativos obsessivos. Quando é muito forte, recorro a ansiolíticos de emergência, mas não quero continuar dependente da medicação. Tenho ido ao psicólogo, e há muitos anos faço exercícios que me ajudam a reduzir a ansiedade. Tenho também procurado conhecer-me melhor, refletir sobre as minhas atitudes e mudar as que não me ajudam. Ainda assim, não consegui encontrar a paz interior e a alegria/entusiasmo de viver.

Meu filho de 31 anos tem passado por uma crise existencial que vem (coincidentemente) desde 2012/13, o que me preocupa bastante. Sofre de ansiedade social, de sentimentos de rejeição, e, suponho, também de alguma depressão. Tivemos muitos conflitos, que conseguimos em parte ultrapassar e estabelecer um diálogo mais saudável. Tenho procurado ajudá-lo a superar algumas dessas dificuldades existenciais, procurando sobretudo ouvi-lo e compreendê-lo.  Aceitou finalmente ir ao psicólogo e ao psiquiatra e está neste momento a tomar medicação. Está melhor, nos dois últimos anos tem feito também por iniciativa própria um processo de autoconhecimento que o tem ajudado. Mas continua um pouco perdido. Depois de ter estudado por cerca de 20 anos (tem uma licenciatura em informática), decide ir para a construção civil como trabalhador nas obras. Quer também estudar outro curso (descobriu no final do curso que não queria saber de informática), pensa em várias possibilidades, mas não se decide por nenhuma. E os anos estão a passar, o que me faz recear que venha a acumular sentimentos de frustração.

Resposta: Prezada, em primeiro lugar, gostaríamos de dizer a você que o Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que nos ajuda a entender o sentido de nossa vida neste planeta-escola. Estudando os princípios dessa filosofia, aprendemos a nos conhecer melhor, aprendemos, também, a importância da autorreflexão. Vocês já deram o primeiro passo para crescerem espiritualmente e estão preparados para realizar mudanças no modo como conduzem a vida. Parabéns por isso.

Passamos a entender também que as vicissitudes não existem para nos abater e derrotar, mas são oportunidades para nosso crescimento espiritual. Sabendo disso, encaramos as dificuldades com outros olhos, de forma a não nos sentirmos mal e infelizes. Aprendemos, também, como nos fortalecer espiritualmente para as lutas que devemos travar.

O principal ensinamento que aproveitamos, estudando o Racionalismo Cristão, é saber o que somos e a força de nossos pensamentos, pois é a partir deles que nossa vida se encaminha para direções produtivas ou para direções negativas. Assim, sabemos que podemos dirigir nossa vida de forma menos sofrida, sem perturbações e sofrimentos desnecessários.

Não é normal, realmente, a pessoa se descontrolar e deixar que a ansiedade e maus pensamentos interfiram na sua vida. São os maus pensamentos que atraem vibrações negativas, aumentando o mal-estar. Pois o pensamento é uma vibração do espírito que entra em sintonia com vibrações similares, resultando em escolhas que nos perturbam (quando pensamos negativamente) ou escolhas que nos conduzem para a solução dos problemas comuns em nossa vida (quando sabemos bem conduzir nossos pensamentos).

Todos nós estamos sujeitos às dificuldades da vida, mas podemos nos preparar para enfrentá-las e vencê-las. Isso aprendemos com os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão.

Portanto, é preciso que você tenha vontade forte e coragem para neutralizar os pensamentos ruins, e assim livrar-se dos sentimentos negativos que deles decorrem.