Pratiquemos os ensinamentos do RC

Transformações e melhoramentos. O esclarecimento espiritual é de fundamental importância aos seres humanos, a fim de que se conscientizem de suas responsabilidades e possam contribuir para uma sociedade mais fraterna. A sociedade, minhas amigas e meus amigos, quando analisada pelo prisma ampliador da espiritualidade, se nos apresenta como organismo vivo e dinâmico, que se nutre de inovações e se fortalece com o aperfeiçoamento ético de seus membros. É necessário compreender que as leis e normas que organizam o convívio social são resultado da ação humana proveniente da racionalidade e não por cega imposição mecânica. Dizia o filósofo Espinosa (Holanda, 1633 — 1677): “Os homens, enquanto vivem sob a conduta da Razão, são o que há de mais útil ao [próprio] homem”.

O convívio entre pessoas que espontaneamente se amam e os movimentos que promovem a paz e a fraternidade são a melhor refutação das ideias mesquinhas e distorcidas acerca da sociedade. Demonstram que ela existe para suprir uma necessidade humana, pois somos interdependentes. Por isso, nós, racionalistas cristãos, nos empenhamos tanto para ajudar os semelhantes a se espiritualizarem, apesar de isso só acontecer à medida que se esclarecem.

Recursos espirituais. Os recursos espirituais de que dispõem os seres humanos são seus atributos e suas faculdades. Entre eles, podemos destacar do Capítulo 4 Espírito e do Capítulo 6 Livre-arbítrio da 45ª edição do livro Racionalismo Cristão o seguinte:

a. Inteligência é o atributo mestre do espírito, pois orienta os demais, apurando-os e assim contribuindo para os tornar melhores e mais eficientes. Portanto, da inteligência dependem os outros atributos espirituais, que se ampliam e aprimoram de acordo com a evolução gradativa do espírito;

b. Raciocínio é atributo espiritual valioso, para que o ser humano analise os fatos da vida e tire dos acontecimentos cotidianos as lições que lhe puderem ser úteis. O raciocínio é como uma luz projetada sobre os problemas difíceis da existência, para os tornar claros e compreensíveis. É mediante o raciocínio lúcido que o ser humano pode repelir o fanatismo e as mistificações que produzem desequilíbrios psíquicos;

c.  O atributo da vontade é a mais poderosa alavanca espiritual de que a pessoa dispõe para chegar ao triunfo, não existindo dificuldade ou obstáculo dentro dos limites humanos que não seja capaz de superar. A vontade tem o poder de subjugar o desânimo, a timidez, as fraquezas, as paixões, os vícios, os desejos intemperados quando o ser humano coloca sua força em ação;

d. Outro atributo fundamental que precisamos desenvolver é o do autodomínio, o que se faz por meio do autoconhecimento, da valorização dos pensamentos, da seleção criteriosa dos sentimentos que nutrimos e acalentamos, da análise lúcida das situações que nos envolvem, da abertura da mente ao mundo do transcendente e do amor à liberdade. Com efeito, o principal objetivo do autodomínio é a liberdade, e o legítimo interesse de a desfrutar em toda a plenitude constitui o maior estímulo para que não nos deixemos paralisar pelos grilhões dos ímpetos, dos desejos e das paixões;

e.   Na capacidade criativa do ser humano concentra-se o seu gênio inventivo. No seu pensamento imaginativo está a força realizadora e transformadora dos melhoramentos. Mas ela estaria dirigida apenas para exclusiva satisfação do autor, perguntamos? Claro que não, respondemos, porque tal atitude revelaria circunstancial egoísmo, ao passo que o poder transformador e realizador do indivíduo é bem amplo, pois é o elemento propulsor do desenvolvimento e da melhoria da atividade humana. Assim, tanto nas artes quanto nas ciências, a capacidade de concepção, ou seja, a criatividade humana ocupa lugar de destaque, que, insistimos, deve estar sempre voltada para o benefício da coletividade, como fazem os cientista mundo afora neste momento, na busca por uma vacina segura e eficaz contra o novo coronavírus;

f.  Todo êxito obtido com trabalho honesto é merecido, pois exige bons pensamentos e uso correto do livre-arbítrio, que dá liberdade plena de ação às pessoas, mas exige delas responsabilidade quanto aos atos praticados. Livre-arbítrio é faculdade espiritual orientada pelo raciocínio e controlada pela vontade. O livre-arbítrio começa a despontar quando a emanação da Inteligência Universal ascende à fase evolutiva que lhe dá as condições de ter a posse de um corpo humano. Na fase inicial da evolução, o conhecimento sobre o processo evolutivo é incipiente, mas o indivíduo já possui consciência das melhores escolhas. No processo evolutivo, o ser humano domina gradativamente as reações instintivas ao substituí-las pelo uso consciente do livre-arbítrio, cujas implicações são as seguintes:

Quanto maior o poder de raciocinar, mais fácil o governo do livre-arbítrio.

Quanto maior a bagagem espiritual, mais evidente e seguro o poder e o controle dos atos humanos e mais apurado o uso do livre-arbítrio.

Ao se deixar governar por impulsos e influências externas, o ser humano está escolhendo a decisão mais fácil e não a melhor.

O uso adequado do livre-arbítrio é essencial ao ser humano, para desempenhar seu papel na vida e ascender à dimensão espiritual mais elevada, objetivo de todos nós que estagiamos no planeta-escola Terra.

Portanto, amigas e amigos participantes desta reunião, façamos bom uso dos conhecimentos obtidos mediante estudo do Racionalismo Cristão, colocando-os em prática na vida cotidiana.