Pré-requisitos para tornar-se militante

Estou pensando em me inscrever para ser militante do RC, mas tenho uma dúvida: se eu for militante em uma Casa e depois quiser ou precisar mudar para outra Casa, poderei ser militante na outra?

Resposta: Prezada, primeiramente a parabenizamos pela intenção de integrar-se ao grupo que presta serviços em prol da humanidade em uma casa racionalista cristã.

O que se recomenda às pessoas que pretendem unir-se à militância é que tenham pelo menos um ano de frequência assídua às reuniões e que se dediquem aos estudos dos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, A vida fora da matéria, 24ª edição, e Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, que proporcionarão ao postulante maior conhecimento do que propõe esta filosofia espiritualista.

Esta recomendação tem por base o que está exposto no livro Prática do Racionalismo Cristão: ”Para ser aceito como militante, o candidato deverá satisfazer as seguintes condições:

1. Requerer sua inscrição por escrito ao presidente da respectiva Casa;

2. Preencher a ficha de inscrição, na qual constará, entre outros dados pessoais, o compromisso de prestar graciosamente sua colaboração na militância do Racionalismo Cristão; e

3. Já haver o candidato, na data do pedido, frequentado as reuniões públicas pelo período mínimo de um ano, atestado, por escrito, pelo encarregado de salão da Casa respectiva.

A aceitação do pedido pelo presidente da Casa dependerá da satisfação, pelo candidato, das condições básicas acima referidas, de rigorosa apuração e avaliação no tocante à conduta pessoal e, em entrevista realizada com o requerente, da constatação de que a vontade de ser militante não resulta de entusiasmo passageiro, mas de decisão consciente de servir à humanidade.

O primeiro dever de um militante de casa racionalista cristã – em todos os atos da vida – é dar exemplos da prática efetiva dos princípios que aprendeu na Filosofia.

Exemplos valem mais que palavras. O hábito de falar excessivamente, além de comprometer a pessoa, leva-a, muitas vezes, sem que disso se aperceba, a contradizer-se ou a desviar-se da orientação criteriosa que todos devem adotar.”

A leitura não só deste trecho, mas de todo o capítulo 6 do livro intitulado Orientação aos militantes é indispensável para aqueles que querem se alistar-se como voluntários nas atividades racionalistas cristãs.

Quanto à mudança de um militante para outra Casa, esta deve ser acompanhada de uma carta de apresentação assinada pelo dirigente-geral da Casa de origem.