Preito ao Consolidador do RC

Noventa anos de vida física, dos quais 57 à frente do Racionalismo Cristão, tempo em que assumiu atitudes se­veras, retas e decisivas, po­rém marcadas pela sensibilidade e simplicidade de seus atos. Este foi Antonio Cottas, que via o ser humano com falhas, fraquezas, que são inerentes ao mundo físico em que vivem, mas nele vislumbrava um potencial a ser trabalhado espiritualmente por meio de aconselhamento e orienta­ção voltada para o entendimento da razão exata das encarnações sucessivas, buscando o aperfeiçoamento, ou seja, a evolução espiritual.

Ao longo da administração da filosofia racionalista cristã, Antonio Cottas foi somando novas filiais e correspondentes da Casa-Chefe, o que fazia crescer o número de militantes e frequentadores das reuniões públicas, fatos que fortaleciam o Racionalismo Cristão no mundo e o consolidavam daí ser chamado de  Consolidador.

Ele próprio, logo na primeira reunião pública após seu falecimento, na orientação que ofereceu, deu margem ao título que recebeu em reconhecimento ao seu trabalho. Na memorável reu­nião pública de 13 de junho de 1983,  quando passou a presidência física da Filosofia a Humberto Rodrigues (hoje seu Presidente Astral), a manifestação do espírito de Antonio Cottas, num depoimento emocionante, disse a todos haver dei­xado o Racionalismo Cristão bem consolidado, e fez uma afirmação histórica: “Ela ficou bem entre­gue. Confia­mos em ti, Humberto Rodri­gues, tu és o meu sucessor! Deixei-te exemplos de amor e respeito, exemplos para dares continuidade ao que já está consolidado, auxiliado pelos ra­cionalistas cristãos amigos, verdadeiros e leais”. Antonio Cottas nasceu em19 de novembro de 1892 e faleceu em 12 e junho de 1983, elevando-se à condição de Presidente Astral da filosofia racionalista cristã. Foi substituído na presidência física e, depois, na Presidência Astral por Humberto Rodrigues.

Mostrou sempre a preocupação em manter as pessoas voltadas para os seus deveres materiais e espirituais. Al­gumas vezes suas orientações são fortes alertas para aqueles que, aos poucos, vão descuidando-se dos deveres espirituais e também para os que ainda não têm noção ou conhecimento da espiritualidade.

Antonio Cottas, em vida física, deu esmerado exemplo como filho, esposo, genro, pai e avô, sem, contudo, se distanciar dos leais amigos que soube conquistar. Nos 57 anos como presidente físico respondeu a milhares de cartas enviadas por pessoas que lhe pediam orientação para resolver os mais diversos problemas espirituais. Não se permitiu descanso, pois, sua felicidade era ver seu semelhante feliz. Cerca de 3 mil dessas correspondências foram publicadas nos 26 volumes da série Cartas Doutrinárias, de 1932 a 2005.

A Casa-Chefe criou a coleção Clássicos do Racionalismo Cristão. Trata-se de uma coleção objetiva reunir em volumes sucessivos textos dos fundadores, do consolidador e de outros seus continuadores, e orientações de espíritos do Astral Superior em manifestações ocorridas na Casa-Chefe. Os três primeiros volumes foram sobre Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Maria Cottas. O de número 4, lançado em 2014, aborda parte da obra de Antonio Cottas. Além da apresentação, prefácio, um  texto tratando da finalidade do Racionalismo Cristão e outro destacando a Casa-Chefe como um monumento à espiritualidade, o  livro  reúne 60 orientações de Antonio Cottas como Presidente Astral. O homenageado destacou-se pelo poder de concisão em orientações à cabeceira da mesa do estrado da Casa-Chefe

Procure pensar com elevação e nunca se entregue ao desânimo por piores que sejam as dificuldades que venha a enfrentar. Estamos sempre prontos para levar a palavra amiga aos que nos querem escutar ou ler. Tenha fortaleza espiritual para sair vitorioso dos dissabores. Lute, sim, e sempre. Passe por cima das pedras, mas não caia. Se cair, levante-se. Quem assim procede pode considerar-se um forte, um bravo.

Do livro Clássicos de Antonio Cottas