RC já organiza o atendimento personalizado a distância

Durante o mês de maio, último, todas as casas racionalistas cristãos permaneceram com suas atividades espiritualistas e administrativas suspensas devido às medidas cautelares tomadas por autoridades da Saúde dos diversos níveis governamentais em seus respectivos territórios, que recomendavam a continuação do recolhimento das pessoas em seu lares, salvo as diretamente envolvidas nos atendimentos de natureza médico-hospitalar e nas atividades essenciais que dão suporte à vida familiar e comunitária, por conta da erupção mundial da pandemia do coronavírus, como destacamos aqui em nossa coluna, mês passado.

No entanto, o Racionalismo Cristão, na sua faina de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos que buscam seus ensinamentos e seguem a disciplina de vida preconizada pela nossa Filosofia, criou as Reuniões Públicas a distância (RPD), através da Internet, como também noticiamos na última edição de A Razão.

Assim, é com muita alegria que constatamos a realização dessas reuniões públicas “em casa”, como gostamos de dizer, por muitas casas racionalistas cristãs em todo o mundo. No início, diversas dificuldades técnicas tiveram que ser superadas, tais como, conexões fracas de internet, aprendizado de novas tecnologias digitais pela maioria das pessoas envolvidas, disciplina dos horários etc.; mas quando o ser humano tem um objetivo nobre e elevado supera os obstáculos, e foi o que aconteceu com dirigentes-gerais de nossas Casas e de militantes e assistentes, pois estão convictos de que unidos, mesmo que virtualmente, formamos importantes polos atrativos para as Forças Superiores poderem beneficiar toda a humanidade com seus fluidos revigoradores e intuições, em especial aqueles que estão na linha de frente no combate à pandemia e também aos cientistas e pesquisadores que estão numa corrida contra o tempo para descoberta de tratamentos eficientes e de vacinas contra esse mal.

Logo, todos foram percebendo que as reuniões públicas a distância estavam cada dia mais vigorosas e úteis a todos, seja pela disciplina da limpeza psíquica praticada em conjunto e pelos esclarecimentos e orientações espiritualistas transmitidos de maneira a ajudar nossos assistentes em suas reflexões acerca da vida, seja pelo bem-estar espiritual que todos sentem emanado da união das pessoas participantes dessas reuniões e da ação benfazeja das Forças Superiores.

Pois foi com base nessa experiência exitosa que vislumbramos a possibilidade de criarmos o Atendimento Personalizado a Distância (APD) e no dia 2 de maio passado realizamos a 2ª Reunião Mundial de Dirigentes-Gerais do Racionalismo Cristão para apresentar a ideia e ouvir sugestões, ponderações e comentários com base na experiência de cada um sobre o tema. No dia 5 de maio, encaminhamos a todos a Norma do Atendimento Personalizado a distância que tem por objetivo primordial fortalecer espiritualmente aqueles que nos procuram pelo WhatsApp, Skype ou Zoom e também dirimir dúvidas sobre os ensinamentos divulgados e defendidos pelo Racionalismo Cristão. Constata-se, portanto, como afirma nossa Filosofia, que podemos criar nas situações difíceis, como tem sido a pandemia do coronavírus, oportunidades para o desenvolvimento espiritual de todos.

Estamos observando que regiões de muitos países começam a promover a flexibilização das medidas de isolamento social, porém ainda com muitas restrições quanto à quantidade de pessoas para se evitarem aglomerações e consequente contágio; e, como destacamos ao comunicarmos aos dirigentes-gerais de nossas Casas a decisão de mantermos suspensas as reuniões públicas: “Todavia, se durante o transcurso do mês de maio vindouro houver qualquer decisão dos responsáveis pelo poder público, sejam de cidades, de estados ou de países, no sentido de terminar o confinamento social em razão da pandemia, com a liberação do trânsito de pessoas e o recomeço das atividades econômico-financeiras locais, iremos avaliar, a pedido dos dirigentes-gerais de casas racionalistas cristãs situadas nessas regiões, a possibilidade de reabertura das respectivas atividades espiritualistas e administrativas.”. Assim, reiteramos que iremos analisar caso a caso, para decidirmos pelo retorno das nossas reuniões, mas com muito cuidado e critério no sentido de preservarmos nossos militantes e assistentes do risco de contaminação pelo coronavírus, seja dentro de nossas Casas, seja durante o trajeto de ida e vinda às mesmas, quando muito ficam expostos em transportes coletivos.

Portanto, contamos com a compreensão de todos, militantes e assistentes do Racionalismo Cristão, para que saibamos esperar o melhor momento de retornarmos com nossas atividades presenciais. Enquanto isso, incentivemos a participação de mais e mais pessoas em nossas reuniões públicas a distância, que estão sendo realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras à noite, e aos domingos pela manhã, em várias de nossas Casas através do Skype ou Zoom e pela Sede Mundial, de segunda a sexta-feira, às 16 horas com a reunião pública a distância, e às 20 horas (hora de Brasília) com o programa Conversa com o presidente, através do nosso canal no Youtube: www.youtube.com/racionalismocristao e Facebook: www.facebook.com/racionalismocristao.org. Afinal, aprendemos no Racionalismo Cristão que para o pensamento não há distância e que a união faz a força.

Para finalizar, destacamos a emocionante matéria da página 18 desta edição, que traz  justa e merecida homenagem a Galdino de Andrade, feita pela Sra. Ângela Guimarães, dirigente-geral da Filial Santa Efigênia do Racionalismo Cristão, onde Dr. Galdino se destacou como militante dedicado e exemplar. Através de suas ingentes e profundas pesquisas na história do Racionalismo Cristão, nos brindou com as biografias de Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antonio Cottas, além de nos enviar este ano a maior de todas elas, que resultará na “História do Racionalismo Cristão”. Dr. Galdino, sempre muito humilde, como se pode notar na última mensagem que nos enviou, após revisar alguns textos desse seu magnífico trabalho: “Por isso, reli meu sofrível trabalho histórico. De sorte que dessa releitura resultaram as modificações, que me pareceram convinháveis. Só não sei se as emendas saíram piores do que o soneto”. Nós o chamávamos carinhosamente de “mestre da pena”!

Boa Leitura!