Preserve o ambiente no lar em favor dos filhos

Desde já agradeço vossa disponibilidade. Frequento as reuniões públicas com certa regularidade e tenho aprendido muito com o Racionalismo Cristão. Meu problema é que vivo um relacionamento há mais ou menos um ano e dois meses, e desse relacionamento tenho uma filha que completou agora três meses de vida. Desde a minha gravidez venho tendo desentendimentos com o meu companheiro, e ele chegou a me pôr para fora de casa. Ficamos separados por dois meses. Depois voltamos, mas nunca mais nosso relacionamento foi o mesmo. Há muita desconfiança e ciúmes por parte dele, e chega a ser surreal o que ele faz. Acredito que ele tenha alguma sensibilidade mais aflorada, sendo um seguidor da filosofia racionalista cristã e sua mãe, uma médium. Inúmeras vezes ele confunde, tenho por mim, intuições com pensamentos errantes. Preciso entender do ponto de vista do RC o que posso fazer para termos harmonia e paz, para juntos protegermos a nossa filha e a vermos crescer ao nosso lado. Agradecia que fôssemos desenvolvendo nossa conversa e não ficássemos nessa única troca de e-mails.

Resposta: Prezada, seu e-mail está sendo respondido por um membro da equipe nomeada pela Sede Mundial para atender aos pedidos que nos chegam via Fale Conosco.

O ponto principal da situação que foi descrita já foi apontado por você mesma: preservar o ambiente familiar para proteger a filhinha. Esse é um papel importante que deve ser levado a sério por ambos: pai e mãe. Talvez seja esse o ponto de partida para que possa ter um diálogo bem-sucedido com o pai da criança.

Como racionalista cristão, ele deve ter consciência de que esse papel é vital tanto para o desenvolvimento espiritual do casal como para o crescimento sadio dessa criança que escolheu esses pais para orientá-la na atual vida terrena.

Despertar a consciência dele para esse dever espiritual a ser cumprido vai facilitar o entendimento entre o casal.

Procure ser paciente e não discuta com ele, pois brigas e discussões são uma porta aberta para interferências maldosas que impedirão uma conversa tranquila. Se ele estiver ou ficar nervoso, deixe a conversa para outro momento.

Faça a limpeza psíquica antes de iniciar qualquer diálogo. Assim, estará equilibrada psiquicamente e terá condições de conduzir a conversa de forma sensata. Terá também clareza mental para não prosseguir na conversa se o ambiente não estiver propício.

Se ele estiver numa crise de ciúme, por exemplo, evite qualquer explicação e aguarde outro momento para conversar. Esperamos que nossas considerações a ajudem a conduzir a bom termo esse  entendimento entre o casal.

Continue a ler os livros editados por esta filosofia. O livro essencial Racionalismo Cristão apresenta um capítulo especialmente voltado para a família e a responsabilidade dos pais na condução do desenvolvimento espiritual dos filhos. Não deixe, também, de fazer a limpeza psíquica de manhã e à noite, seguindo as orientações oferecidas pelo Racionalismo Cristão.

Estamos lhe enviando um convite para participar de um grupo de interessados na filosofia racionalista cristã e que recebem notícias do Racionalismo Cristão. Este grupo foi criado e é coordenado pela sede mundial do Racionalismo Cristão (Rio de Janeiro).  Os membros recebem cópia de todas as mensagens que são enviadas.