Presidente do RC exorta jovens à luta para abrir as portas do êxito

Queridos jovens, tudo na vida demanda determinação, esforço e, muitas vezes, sacrifícios, e o futuro venturoso em suas vidas depende exclusivamente de vocês para construí-lo promissor. Não esperem encontrar abertas as portas do êxito. Elas estarão fechadas, e bem fechadas, para os que tudo querem alcançar sem trabalho, sem esforço, sem bons pensamentos e sentimentos, mas não resistem às arremetidas dos que as querem realmente abrir com valor e coragem e por elas entrar com resolução. O mundo sempre se curva diante dos jovens fortes de espírito.

Assim o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, chega à parte final de seu discurso na reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 63 anos de inauguração da sede mundial dessa filosofia espiritualista, na Rua Jorge Rudge, 119, Rio de Janeiro. As obras de construção do majestoso prédio levaram quase sete anos, custeadas exclusivamente por amigos do Racionalismo Cristão, sob a direção e orientação de Antonio Cottas.

Em outros tópicos Gilberto Silva já havia destacado a atenção e carinho do Racionalismo Cristão aos jovens, afirmar, por exemplo, ao anunciar para o dia seguinte a realização do 4º Encontro de Jovens: “Temos procurado dar toda atenção e ajuda aos jovens, pois temos a convicção de que muitos deles aqui estarão em nossos lugares, dentro em breve”.

A presidente da Filial São Gonçalo (RJ), Lucy Gonçalves da Costa, lembrou que “há 63 anos aqui estava o nosso mestre Antonio Cottas, para inaugurar a nova Casa-Chefe do Racionalismo Cristão. Para ele era uma alegria inaugurar uma casa racionalista cristã, dizia, mais uma escola espiritualista a administrar princípios salutares fortalecendo almas, esclarecendo mentes, espiritualizando seres humanos, para encontrarem a verdadeira razão de estarem na Terra.

Amigos, nesses 63 anos a Casa-Chefe vem cumprindo a disciplina deixada pelo mestre Luiz de Mattos, que se resume em amar o próximo. O que seria essa disciplina? Receber todos com atenção, respeito e valorizando todos com igualdade, sem discriminação de cor, nacionalidade ou cultura.

Ao conhecermos o que representamos nesse conjunto chamado humanidade, vamos alcançar o verdadeiro sentido da vida neste planeta, participando de suas belezas e dos seus benefícios, porém, respeitando a natureza para que ela continue nessa útil e benfazeja missão, de proporcionar meios para a nossa caminhada evolutiva.”

O presidente da Filial Niterói (RJ), Amílcar Guedes, comentou: “Falou-se aqui, várias vezes, em escola, eu mesmo comecei falando, mas o que seria uma escola espiritualizadora, como é o Racionalismo Cristão? A resposta também já saiu aqui: é uma escola onde todos vêm buscar fortalecimento espiritual, onde todos vêm conscientes de que é preciso esclarecimento para que haja crescimento e evolução. A espiritualização dos habitantes, dos seres humano deste grande planeta-escola só se dará pelo esforço de cada um, quando cada um alijar de si todos os sentimentos inferiores, todos os pensamentos ruins e maldosos.”