Quando as palavras têm real valor

Em uma de nossas recentes Crônicas do Dia, – que pode ser vista em nosso canal no YouTube através do link https://www.youtube.com/watch?v=0GxRRE7ExpY –, falamos sobre A força das palavras, ocasião em que tivemos a oportunidade de dizer o seguinte:

“Durante os últimos meses, mormente desde o agravamento da crise sanitária mundial provocada pelo surto do novo coronavírus, ouvimos amiúde frases como ‘vamos superar tudo isso’. Na maior parte das vezes, trata-se de mera expressão automática de quem quer confortar ou estimular um amigo ou conhecido, mas não parou para refletir sobre o sentido, a profundidade e a força de tais palavras. É justamente esse raciocínio que nossa crônica de hoje pretende desdobrar.

Não pense o espectador que concordamos, sem reservas, com aqueles que propugnam que absolutamente todas as palavras têm força, como se isso fosse um princípio imutável. Tampouco somos partidários do grupo que afirma que as palavras, o vento as leva, como se fossem folhas secas abandonadas ao léu.

As palavras, as frases que se formam com seu agrupamento, podem ter significados mais profundos quando se acredita no que se está dizendo, quando o que se diz é sustentado pelos pensamentos e proferido com sincero sentimento. Eis o núcleo da questão.

Nada há de errado quando dizemos “vamos superar tudo isso”. Leviano, todavia, é repetir tal sentença sem nela crer. Atenção! Quando acreditamos em nosso potencial, somos capazes de empreender os mais grandiosos feitos. Isso não é fantasia, mas realidade; não é uma frase de efeito, mas um princípio racionalista cristão autêntico.

O fato de acreditarmos em nossos talentos e possibilidades não nos deve deixar vaidosos ou prepotentes – ao contrário, deve gerar em nosso espírito o sentimento de compromisso e gratidão, além de um agudíssimo senso de responsabilidade. Tal convicção nos permite aliviar os desgastes próprios da vida. Essa certeza nos leva a viver tudo de forma bem diferente e ampliada.

As palavras que brotam de um sentimento sincero, ou seja, que são corolário de uma adequada forma de pensar, possuem imensa força e penetração, sobretudo quando estão impregnadas de legítimas expectativas. Em verdade, sua materialização ocorrerá mais hoje, mais amanhã. No que concerne à expressão “vamos superar tudo isso”, somos da opinião de que há um pequeno equívoco no tempo verbal. Mais adequado seria dizer: ‘Já superamos tudo isso, pois cremos na imortalidade da alma e não aninhamos em nossas mentes receios e fobias. Já somos vencedores!’

Sim, já somos vencedores, mas é preciso ação firme e participação de todos para diminuirmos ao mais baixo nível possível o contágio do novo coronavírus. Para tanto, é preciso maior conscientização das pessoas de que a pandemia do novo coronavírus não acabou, são necessários cuidados básicos como uso de máscara, higiene constante das mãos e objetos, distanciamento social e não estarem circulando sem necessidade pelas ruas, shoppings, mercados etc., e muita cautela, como estamos tendo nas casas racionalistas cristãs com a continuidade da recomendação de que continuem suspensas as atividades presenciais nos locais onde esteja havendo muito contágio, como tem sido, infelizmente, na Europa, Estados Unidos e boa parte ainda do Brasil. A suspensão dessas atividades, como todos sabem, tem por objetivo preservar a saúde de nossos militantes e assistentes em razão da pandemia.

Em relação à abertura das Casas, tão ansiada por todos, temos avaliado caso a caso com o dirigente-geral local, e autorizadas as atividades presenciais quando as condições assim o permitam, mas para a maioria das localidades estamos prorrogando o fechamento de nossas Casas até o final do mês de novembro, pois temos de estar em consonância com os princípios racionalistas cristãos que divulgamos e nos empenhar para as decisões irem ao encontro da causa espiritualista que defendemos, sem, contudo, ignorarmos a realidade atual ainda de extrema gravidade, como dissemos, mas procurando adaptar-nos a ela sem jamais expor a saúde dos militantes e assistentes.

Continuamos realizando as reuniões públicas a distância a partir da sede mundial do Racionalismo Cristão, às terças e quintas-feiras, às 16h (hora de Brasília), e o programa Conversa com o presidente, às 20h nesses mesmos dias, ambos, transmitidos pelo nosso canal no YouTube – www.youtube.com/racionalismocristao – e pela nossa página no Facebook: www.facebook.com/raciona

lismocristao.org, com excelentes resultados, como registra o vertiginoso crescimento de acessos aos nossos canais. Muitas de nossas Casas continuam realizando reuniões públicas a distância através da plataforma ZOOM, Skype ou Google Meet e têm despertado grande interesse e aumentado a presença virtual, inclusive de novos assistentes interessados nos salutares ensinamentos racionalistas cristãos que objetivam fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos para um viver mais ameno e proveitoso.

Boa Leitura.