Não fique ansiosa sobre opção dos filhos

Tenho notado a persistência do meu filho nas decisões, embora tenha melhorado sua conduta. Deixa claro que não acredita no RC nem concorda com a minha decisão de ser racionalista cristã. O outro filho está na mesma. São jovens, mas mudaram seus comportamentos. Sempre lutei sozinha pelo futuro deles, investindo na educação moral e de conhecimentos. Nada cobro, mas podiam valorizar meus esforços e dedicação.

Já conversei com eles, explicando as razões da minha escolha. Não está sendo fácil porque antes eu não faltava às missas e fui muitos anos catequista. Não nego isso porque aprendi muito e hoje sou feliz pelo que fiz. Jamais deixarei de cumprir os deveres de mãe, educadora e militante do RC. Ver os meus filhos na direção certa e fazendo boas escolhas será muito bom. Será que a culpa está em mim e não percebo? Ou esperar até decidirem mesmo sabendo, que estão a perder oportunidades que não podem recuperar?

Resposta: Prezada, procure não criar expectativas nem ansiedades sobre as escolhas de seus filhos, pois oportunidades sempre serão recuperáveis, mesmo que não seja na existência presente; e você sabe pelos ensinamentos do Racionalismo Cristão sobre os diversos graus de espiritualidade existentes no planeta-escola; e até mesmo entre os membros de uma mesma família.

Assim sendo, vem cumprindo seu dever de mãe, educadora e militante do Racionalismo Cristão com bravura; por isso, tenha em mente que quaisquer que sejam as escolhas de seus filhos, mesmo que  diferentes da sua maneira de pensar, estarão sempre apoiadas nos seus exemplos, e que seus filhos, embora não externem verbalmente, talvez por questão de autoafirmação, no fundo, reconhecem o seu valor; e é nele que irão apoiar-se, mesmo por caminhos diferentes.

Lembre-se de que atributos espirituais são desenvolvidos individualmente a cada vinda a este mundo e que embora anteriormente tenha exercido atribuições religiosas, empreendeu também o seu direito de raciocinar, não deixando de reconhecer o valor do caminho percorrido; o que pode estar acontecendo agora também com seus filhos.

Por isso, não se preocupe com o que eles decidam seguir, respeitando-lhes o livre-arbítrio,  sendo tolerante; e apenas mostrando-lhes os princípios  racionalistas cristãos contidos na página 131 do livro Racionalismo Cristão, que podem ser seguidos por qualquer pessoa de bem, independentemente da religião que professar.