Que fazer quando a filha aceita ser explorada pelo namorado?

Há um ano minha filha vive com um rapaz, numa casa que é da família dele. Não podemos estar lá sempre, mas às vezes tomamos conta da casa, principalmente dos animais.

Minha filha sempre trabalhou já há algum tempo ela é MEI, atualmente trabalha em home office. O rapaz com quem ela vive largou o trabalho dele com a desculpa de que ia ajudar minha filha nas demandas da empresa. É muito difícil para quem não tem formação. Ele desistiu porque dava muito trabalho, é coisa de louco (palavras dele).

Quando entrei em contato outra vez, levei minha filha desacordada (tinha ingerido mais de 70 comprimidos) para a emergência, onde passou por lavagem estomacal. Após se recuperar, fomos à avaliação na psiquiatra, e o diagnóstico foi síndrome de Bordelaine. Passou à terapia com psicóloga e psiquiatra, e uso de medicação. Largou a psicóloga depois de vários enfrentamentos verbais com ela, e permaneceu com a psiquiatra e fazendo uso de medicamentos.

Conversei com a médica e ela me disse que não sabia o que fazer e não podia obrigá-la a tomar a medicação. O caso não é de internação.

Minha filha trabalha muito e banca todas as despesas da casa; o rapaz não quis “ajudar” mais, faz uso de álcool não é pouco, usa maconha com minha filha. Cobra muito da minha filha, limpeza e organização da casa. Certa vez questionei: se ela trabalha tanto porque ele não faz os serviços do lar? Recebi uma resposta muita ríspida, não mais interferi ou dei opinião sobre essas questões. Ele, sem condições, tem três cães, recolheu um gato e minha filha já tinha uma gata. A casa fica uma desorganização total, muito suja, com pelos dos animais espalhados. Ele só dorme, faz academia e joga online, quando não se encontra com os amigos para jogar, beber e se drogar.

Trouxe um amigo do interior para morar com eles. Como o rapaz cozinha muito bem, resolveu fazer delivery de yakisoba. O rapaz foi embora e ele ficou sem o projeto. Não sei exatamente o que está acontecendo com minha filha. Às vezes ligo e ela diz que estão brigados. Outro dia ela me confidenciou que ele queria terminar e que “tinha medo de ficar sozinha”. Esta semana o rapaz me disse que quer separar-se dela, e ela grita, se descontrola e diz que vai se matar. Pegou uma faca e se cortou de leve.

Tenho outra filha que mora comigo. Desde o começo do namoro da irmã não aceita e não gosta dele, acha que ele se aproveita dela, inclusive, por conta de uma briga delas por não aceitar o relacionamento da irmã, minha filha deixou a casa e foi morar com o namorado. Fiquei muito triste porque a discussão foi muito grande, meu esposo não estava e minha filha solteira não me obedecia, não parava de falar palavras que ela diz que é “dar choque de realidade.”

Fiquei muito triste com isso, pedi para minha filha não sair de casa e ela não me ouviu, disse estar magoada pelas palavras duras da irmã na hora da raiva da discussão.

O rapaz não quer mais o relacionamento e fala que minha filha é problemática. Tem uns dois meses minha filha voltou para terapia com o psicólogo e agora vai começar as sessões com a psiquiatra.

Eles conversaram, assim ela me falou, e decidiram que é melhor morarem em casas separadas.

Acho mesmo que minha filha é explorada por ele, mas ela não acha, diz que ele não teve oportunidades, teve uma vida de violências quando pequeno.

Sempre ouço no Racionalismo Cristão que a pessoa tem livre-arbítrio, sei que minha filha tem problemas, mas de um tempo para cá tento não me envolver, a não ser agora com essa situação toda, não tem como fechar os olhos para os problemas.

Estava deixando de viver para viver a vida das minha filhas, meu esposo sempre falou isso, sempre tento resolver os problemas das minha filhas e nós, casal, ficamos anulados. Peço ajuda, uma orientação.

Resposta: Prezada, Reconhecemos o seu valor da mãe, que pugna pelo bem-estar de sua filha. O que podemos aconselhá-la é no sentido de estar sempre enviando para ela boas irradiações através de pensamentos; e fazendo-a ver que ela terá sempre o seu apoio, independentemente da atitude que tome no uso que fizer do seu livre-arbítrio.

Você precisa revestir-se de fortalecimento espiritual, onde não caibam censuras, repreensões, irritações, mas apenas muito amor, calma, paciência e bastante diálogo, para convencê-la de que ela precisa de tratamento espiritual, além do tratamento médico.

Esse tratamento espiritual e consequente melhora dependerá muito da conscientização dela sobre o que é e o que está fazendo neste planeta-escola.

Seria importante, se ambas se dispusessem a frequentar uma casa racionalista cristã e participassem da limpeza psíquica que é realizada nos primeiros cinco minutos da reunião. A frequência assídua a essa Casa, com a prática da limpeza psíquica, promove o afastamento de espíritos sem corpo físico que interferem na vida dos seres humanos, que os atraem com pensamentos afins. Ela saberia através dos ensinamentos que ali são ministrados sobre a importância que devemos dar aos nossos pensamentos.

Aproveite os ensinamentos contidos nos livros Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria. Conscientes desses ensinamentos, sugerimos que passem a efetuar a limpeza psíquica no lar.

Se sua filha se recusar a comparecer a uma casa racionalista cristã ou a efetuar a limpeza psíquica no lar, faça-o você mesma, com convicção na atuação das Forças Superiores, que oferecem fortalecimento espiritual e boas intuições.

Para encontrar a casa racionalista cristã mais próxima da sua residência basta acessar o site: www.racionalismocristao.org/pt/instituicao/casas/. Para informar-se de como praticar a limpeza psíquica no lar, acesse o site www.racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psiquica. As obras essenciais, citadas anteriormente, podem ser adquiridas através do site www.livrariarc.net.