Quem foi você em sua última vida terrena?

O Racionalismo Cristão nos ensina que todos nós temos de vir várias vezes à Terra para animar um corpo físico. São vidas múltiplas que nos proporcionam valiosos ensinamentos. Infelizmente, também podem nos deixar presos nas garras de vários vícios e nos envolver em ações que nos levam a contrair débitos conosco mesmos a serem resgatados.

Você gostaria de saber quem foi em vidas anteriores, ou pelo menos na última delas? Muitos gostariam, outros nem pensam nisso, talvez por não acreditarem que tenham vivido antes ou simplesmente por falta de interesse. Qual o seu caso? Quer lembra-se? Continue lendo.

Há quem pense que uma nova vida é um castigo, merecido por má conduta anterior. Nada disso, a vinda a este mundo deve ser considerada como mais uma oportunidade para prosseguirmos avançando em nossa caminhada evolutiva. Se ela não é tão boa como desejamos não é por um castigo que nos é imposto, mas porque estamos colhendo frutos que plantamos por livre vontade antes, nesta ou em vidas anteriores. É a lei de causa e efeito. Vamos dar um exemplo.

Lei para todos. Uma pessoa sobe em um edifício e se atira lá de cima. Inapelavelmente vai estatelar seu corpo no solo. Não é um castigo, mas o resultado da lei de gravidade que ele acionou no momento em que se atirou. Pode ter sido uma pessoa boa ou má, não importa, pois a lei é universal, vale para todos.

“Entendi, a pessoa usou seu livre-arbítrio e amargou a consequência. Mas o que quero saber é por que não me lembro de minha vida passada? Gostaria de saber quem fui”. Vamos explicar. Você e todos nós, ao virmos à Terra, estamos sujeitos a várias leis evolutivas. Uma delas é a lei do esquecimento. É uma lei sábia, sabe por que?

Imagine que se não existisse essa lei e que nos lembrássemos das vidas anteriores, de quem fomos, do que fizemos. Lembraríamos também dos nossos desafetos, de pessoas que nos causaram algum mal, ou de outras a quem nós prejudicamos por interesses mesquinhos ou por vingança. Essas pessoas podem estar bem próximas de nós. Teríamos condições de perdoá-las? Dificilmente, pois se aqui estamos é porque temos muitos defeitos a nos desfazer.

Mas essa lei existe e nos é benéfica, pois nos possibilita reconciliar e aproximar daquelas pessoas, sem ressentimentos ou malquerenças. Lembranças de erros passados (quem não os cometeu?) podem nos humilhar, fazer-nos sentir vergonha e até prejudicar nossas atividades, situações estas que em nada nos ajudam no desenvolvimento do programa que estabelecemos antes de aqui virmos.

Platão, alguns séculos antes de Cristo, já se referia à lei do esquecimento, quando discorre sobre o mito de Er, ou mito da reminiscência, em sua obra A República, livro X, disponível em valdiraguilera.net/biblioteca.html

E então, ainda quer saber quem você foi em sua vida terrena anterior?