Raciocínio, meio correto de solucionar problemas da vida

O raciocínio é um valioso atributo espiritual que o ser humano tem ao seu dispor para analisar os acontecimentos da vida e deles tirar suas conclusões. Não é sem razão que a palavra raciocínio consta das irradiações de limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão. Quando usado de forma lúcida, o raciocínio ajuda a pessoa a ter maior progresso material e evolução espiritual.

Não é demasiada a nossa insistente recomendação para que as pessoas usem o raciocínio na solução das dificuldades por que passam, pois existem aquelas que vivem sem pesar ou medir as más consequências dos atos que praticam, seja por lhes faltar a capacidade de raciocinar sobre os problemas difíceis, seja por não estarem habituadas a essa prática tão necessária e útil no viver cotidiano.

Existem coisas complicadas na vida que devem ser analisadas. Às vezes, até merecem comparação com situações semelhantes, para serem resolvidas acertadamente. Procedimentos dentro do raciocínio e da lógica são bem acolhidos no falar, nos gestos, nas atitudes. A forma precitada de proceder normalmente conduz a maus resultados.

O mundo está muito confuso nos dias atuais. Constatam-se conflitos de toda ordem no convívio das pessoas. Se não estiverem preparadas para enfrentar as dificuldades que surgem, afastarem-se das desordens e se protegerem dos desmandos não conseguirão resolver os problemas do dia a dia, cuja tendência é a de se tornarem cada vez mais complicados, haja vista o descaso observado com as coisas sérias da vida.

Por isso, é necessário que os seres humanos sejam imparciais ao usarem o raciocínio, para que seja claro e consequente. É também de fundamental importância que tenham vontade forte no enfrentamento das chamadas tempestades da vida, certos de que a bonança, cedo ou tarde, sempre chegará. Os fracassos que porventura surjam devem ser recebidos com naturalidade, sem alterações de natureza física ou psíquica, pois tudo passa na vida com o correr do tempo.

Portanto, o raciocínio usado com critério conduz a soluções corretas sobre os problemas difíceis da vida, além de ser um seguro meio de defesa contra paixões, convencionalismos, mistificações e fanatismos quando a pessoa resolve percorrer o amplo caminho da espiritualidade.