Racionalismo Cristão chega aos 95 anos na cidade de Vitória (ES)

Várias atividades marcaram a chegada do Racionalismo Cristão a Vitória (ES), em 25 de abril de 1928, com o casal Benedita Maria e Luiz Antonio dos Santos. Estes, com ajuda de amigos, iniciaram um Núcleo racionalista cristão em sua própria residência, local de correspondência com a Casa-Chefe à época.

Em 1957 foi construída a sede própria, no bairro de Argolas, em Vila Velha, recebendo por vários anos assistentes da Grande Vitória em suas reuniões públicas de limpeza psíquica e esclarecimentos espirituais. Em 2001, com total apoio da Sede Mundial, na figura do Dr. Humberto Rodrigues, presidente físico do RC à época, a Filial foi transferida para o atual endereço em Bento Ferreira, bairro da capital.

Os trabalhos espiritualistas da reunião festiva realizada em 29 de abril foram conduzidos pelo presidente em exercício da Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES), Antonio Carlos de Carvalho, a convite do presidente em exercício da casa aniversariante, Humberto Boato.

No início da parte cívica, de pé, os presentes acompanharam o coral da Filial Cachoeiro, durante o canto do Hino Nacional.

O militante da Filial Patrocínio (BH-MG) Marclei Barbosa Santiago enfatizou que “criar uma casa racionalista cristã é um trabalho hercúleo que necessita de tempo, muito esforço e determinação. Inicia-se como um núcleo que, após estudos e muito trabalho, eleva-se a correspondente, e, por último, à categoria de filial. Se a criação de uma casa racionalista cristã exige esforço, muito mais é exigido para saber mantê-la de pé (funcionando em sua plenitude), pois as Forças Superiores vão poder contar sempre é com as casas racionalistas cristãs que souberem manter-se de pé. Devemos perguntar-nos: “Posso contribuir espontaneamente para o crescimento ainda maior do Racionalismo Cristão?”. Se a resposta é “sim”, busque pôr em sua agenda de atividades diárias suas metas traçadas para dar suporte a esta filosofia. Esta iniciativa será muito bem-vinda”.

Antonio Carlos de Carvalho, designado pela Sra. Lucy Gonçalves da Costa, retransmitiu algumas palavras da representante regional, que não pôde estar presente às festividades: “é uma alegria que se renova, quando uma casa racionalista cristã completa mais um aniversário de bons serviços prestados a todos que adentram à filosofia para se esclarecem espiritualmente, porque sabemos quanto é importante manter suas portas abertas para beneficiar aqueles que necessitam de uma palavra amiga e conforto espiritual. No estudo que fazemos no Racionalismo Cristão sentimos que o passado pode nos guiar, o futuro pode nos levar adiante, mas é o presente que tem o papel essencial de nos transformar”.

Disse ainda Antonio Carlos de Carvalho, em nome dos militantes de sua Filial: “Para nós, é motivo de grande emoção e felicidade participarmos de um evento como este, a comemoração do dia da fundação do Racionalismo Cristão na capital do nosso estado, cidade de Vitória. São 95 anos de muito trabalho.

Fundar uma Casa não é tão difícil, difícil é mantê-la em funcionamento. Isso foi feito pelos dirigentes gerais e suas equipes de militantes nesse trabalho de levar o fortalecimento espiritual aos seres humanos, o público frequentador que nos impulsiona, que nos estimula e que nos faz trabalhar para termos um mundo melhor.

Humberto Boato leu a carta de felicitações da Sede Mundial, assinada pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, e concluindo a parte de oratórias comentou: “Comemorar o aniversário de uma Casa RC é motivo de júbilo para todos nós. Não podemos furtar-nos a exaltar a luta, o denodo e o amor despendido por aqueles que se doaram por essa grande causa, nesses 95 anos de existência da Filial Vitória. E registrando o nosso preito de gratidão é momento de renovarmos nossa adesão aos preciosos princípios da espiritualidade, princípios que iluminam a atitude ética e a conduta moral que são, por sua vez, os verdadeiros fundamentos da estabilidade psíquica e emocional. Que continuemos firmes, dispostos e conscientes deste papel tão relevante: dar continuidade e sequência aos trabalhos espiritualistas nesta Casa. Parabéns a todos, parabéns à Filial Vitória.”

Teve início logo em seguida uma Palestra, proferida por Marclei Barbosa Santiago com o tema Dinâmica e efeitos da ação da Força na Matéria em toda a trajetória evolutiva.

Após término da palestra, o coral da Filial Cachoeiro do Itapemirim, apresentou duas canções: Raio de Luz (inédita, composta por Aleomar Battista em parceria com o músico Roque Peixoto, ambos militantes da filial), e uma versão em português da música We are the World, gravada em 1985 pelo USA for África.