RC, escola que permite retomar metas traçadas em plano astral

Em clima de muita descontração, a Filial Niterói (RJ) do Racionalismo Cristão comemorou, em reunião pública cívico-espiritualista, 84 anos de sua sede, inaugurada por Antonio Cottas em 21 de agosto de 1938.

Na solenidade, o militante da Casa aniversariante Itamar Estevam do Carmo afirmou que, “ao longo de sua existência, o RC, como escola de vida, traçou uma trajetória com métodos, disciplina, princípios bem definidos e conceitos solidificados na moral cristã, os quais fizeram emergir da decadência espiritual inumeráveis seres humanos, que procuravam mitigar os sofrimentos pelos quais passavam, na tentativa de resgatar sua integridade, conduzir aos seus respectivos planos espirituais parcelas do Princípio Inteligente”.

Benefícios. O orador explicou que “essa escola de vida firmou um propósito – esclarecer, fortalecer e espiritualizar – e propiciou a muitos retornar aos seus mundos de estágio espiritual conscientes da sua composição e, para outros tantos, ainda de posse do corpo físico, retomar as rédeas de suas metas traçadas, depois de se sentirem amparados pela solidez que representa o esclarecimento espiritual, o verdadeiro motor propulsor de força para o processo evolutivo.”

Disse ainda que “os gloriosos soldados do bem mantiveram-se resolutos na nobre missão de trabalhar pela espiritualização da humanidade, e a cidade de Arariboia não podia ficar para trás. Muitos por aqui passaram, deixando suas marcas, seus feitos e exemplos”.

Em sequência, o dirigente geral da Filial Nilópolis (RJ) do Racionalismo Cristão, Moysés Calixto da Rosa, destacou em discurso, com relação ao Presidente Astral da Casa, José Ferreira Vaz, sua “determinação, obediência aos Princípios, a coragem e a renúncia em, muitas vezes, deixar os prazeres que a vida material oferece para aqui estar a tempo e a hora, lutando contra todas as adversidades próprias da Terra, para ajudar e dar prosseguimento a esta grande obra de amor espiritual.

Temos exemplos porque vivenciamos como muitos outros o mesmo comportamento que acabamos de citar, sempre alinhado aos ensinamentos desta filosofia espiritualista que marcaram a sua posição espiritual e hoje, em plano astral, desenvolve atividades pertinentes ao esclarecimento espiritual defendido pela filosofia racionalista cristã para continuar eternamente evoluindo.

Nossas palavras são também para estimular aqueles que aqui estão como militantes e como assistentes a renunciar às ilusões da vida material para não faltarem com suas presenças, colaborando com o trabalho de espiritualização posto à disposição pelo grande amor espiritual que moveu os fundadores e implantadores dessa filosofia neste planeta.

Determinação. Encerrando a solenidade, o dirigente geral da Filial Niterói, Amílcar Guedes, proferiu o seguinte discurso: “É com grande alegria que estamos comemorando mais um aniversário de inauguração da sede desta Casa, por onde passaram grandes vultos do Racionalismo Cristão que dignificaram e honraram esta filosofia.

É o momento, também, para mostrarmos que continuamos firmes e determinados a prosseguir com o legado dos nossos mestres e avançar cada vez mais no honroso trabalho de fortalecer, esclarecer e espiritualizar todos que entram em nossa Casa, porque a difusão da espiritualidade pelo mundo é permanente e em crescimento contínuo, único meio de a população mundial obter paz, equilíbrio psíquico, coragem e disposição inquebrantável para seguir em frente, rumo ao progresso material e esclarecimento espiritual.

Por isso, sentimo-nos gratificados por termos a honra de fazer parte da militância desta Casa, de darmos um pouco de nós, do nosso tempo, por uma causa tão nobre e fundamental para o esclarecimento espiritual de tantos seres humanos que aqui chegam e presenciam os nossos trabalhos disciplinados e voltados exclusivamente para o bem comum.

Agradeço a presença de todos e os convido a refletir sobre a importância da espiritualidade, a importância de cumprir com sucesso uma jornada evolutiva na Terra.”