RC nada proíbe; apenas sugere que cada um saiba usar o livre-arbítrio

Gostaria de saber se há restrição alimentar no Racionalismo Cristão, como ocorre em algumas religiões e doutrinas. Já passei por algumas doutrinas que afirmam que não se pode comer isso ou aquilo, não se pode beber bebidas que eles acreditam ser inadequadas, como café, Coca-Cola. Já há algum tempo tive contato com o RC e hoje em dia me arrependo por não ter continuado, mas estou assistindo às reuniões públicas a distância e a limpeza psíquica. É isso: queria que me esclarecessem sobre a alimentação de um racionalista cristão.

Agradecido por ter conhecido essa filosofia, sou ainda jovem e sei que estamos em aprendizado e não em fanatismo e fundamentalismos que levam a debates e distanciamento de famílias.

Resposta: Prezado, o Racionalismo Cristão nada proíbe, pois um dos principais preceitos é o respeito ao livre-arbítrio inerente a cada ser humano, e sugere que cada um saiba usá-lo. Procura, sim, orientar sobre aquilo que somos, ou seja: espíritos em processo evolutivo, sujeitos a várias existências físicas ou reencarnações, em um planeta que é uma escola, para desenvolver vários atributos espirituais como a inteligência, o raciocínio, a lógica, a vontade, o domínio próprio, a coragem e muitos outros; e, submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e de atração, esta última, vinculada às vibrações dos nossos pensamentos. O pensamento exerce força atrativa para o bem e para o mal.

Esta filosofia espiritualista orienta, também, sobre o cuidado que devemos ter com o nosso corpo físico pelo uso da moderação, pois ele é a máquina da qual o espírito se utiliza para processar sua evolução.