RC não é uma filosofia exclusivista

Os fatos transcendentes da vida são explicados pelo Racionalismo Cristão e divulgados nas casas racionalistas cristãs. Mas nem sempre serão compreendidos pelos frequentadores de suas reuniões públicas se não raciocinarem sobre eles, como devem fazer os estudiosos e pesquisadores da espiritualidade ao analisarem os fenômenos metafísicos e tirarem suas próprias conclusões, uma vez que não se impõe nada a ninguém em nossas Casas.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia que defende conceitos norteadores de conteúdo racional e sugere hábitos disciplinares que, se reunidos, contemplam os aspectos teóricos da espiritualidade sem se descuidar de suas implicações de ordem prática na vida das pessoas. Uma vez conhecidos, irão garantir não só o fortalecimento e o equilíbrio psíquico como o decorrente vigor orgânico, se forem por eles adotados no cotidiano.

Há muitos anos são abertas casas racionalistas cristãs em âmbito mundial. São pontos de apoio para a explanação da verdade espiritualista que o Racionalismo Cristão defende com seus conceitos filosóficos e práticas disciplinares. Todavia, a instalação de uma Casa, não importa a categoria, exige de seu dirigente-geral, dos diretores e demais militantes que divulguem e pratiquem o Racionalismo Cristão de forma correta e com muita responsabilidade, pois serão exemplos de racionalistas cristãos autênticos às pessoas que irão frequentar suas reuniões públicas, seja por curiosidade ou necessidade, a fim de que encontrem a espiritualidade que procuram ou a normalização psíquica de que precisam.

Uma casa racionalista cristã aberta aqui, outra ali, uma outra acolá são sementes do Racionalismo Cristão lançadas mundo afora, que irão florir se encontrarem terreno fértil para sua germinação, pois é assim que, de modo metafórico, consideramos os valorosos militantes ao explanarem e praticarem nossa filosofia espiritualista de forma correta e eficaz.

Não consideramos o Racionalismo Cristão uma filosofia de vida exclusivista, pois não queremos hegemonia de pensamentos e sentimentos. Ao contrário, os princípios racionalistas cristãos são universais, podem ser adotados como regras normativas de conduta que se ajustam às circunstâncias do viver cotidiano dos seres humanos em geral, não importam suas convicções. Queremos, sim, o progresso espiritual da humanidade. As pessoas esclarecidas pela filosofia racionalista cristã entendem o aspecto amplo e construtivo da vida como integrantes do Todo Universal, do qual são emanações individualizadas em contínua evolução espiritual.

Se o Racionalismo Cristão é uma filosofia esclarecedora e precisa se alastrar pelo mundo para que, insistimos, as pessoas interessadas em conhecimentos espiritualistas ou necessitadas de normalização psíquica sejam beneficiadas, é importante que todos saibam, assistentes de reuniões públicas e militantes em geral, que a Casa-Chefe, como sede mundial do Racionalismo Cristão, é quem determina as orientações a serem seguidas pelas demais casas racionalistas cristãs no Brasil e nos países em que estão localizadas, mediante decisões tomadas por seu presidente no plano físico, consultado o Conselho Superior nas atribuições de sua competência. Foi o que decidimos efetivamente estabelecer junto com Luiz Thomaz, cofundador do Racionalismo Cristão, e a ser obrigatoriamente seguido pelo atual presidente e sucessores, sempre vitalícios no cargo e escolhidos de forma sequencial e exclusiva pelos respectivos antecessores.

Essa explícita disposição estatutária será perene e inalterada, para evitar dissensões no Racionalismo Cristão e tornar inexequíveis possíveis alterações, ou mesmo deturpações, em seus princípios espiritualistas e fundamentos disciplinares, o que provavelmente ocorreria caso houvesse alternância na presidência como resultado de inaceitável processo eletivo. Queremos, sim, que as atividades espiritualistas das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial sejam realizadas sem discordâncias de palavras, ações e procedimentos em relação à filosofia racionalista cristã, queremos que sejam cópia  como modelo na Sede Mundial.

São as garantias que fixamos para a perpetuidade do Racionalismo Cristão e com que podem contar as pessoas que frequentam as casas racionalistas cristãs, onde encontrarão, com a colaboração competente e atenciosa dos respectivos militantes, o fortalecimento e o esclarecimento espiritual que procuram, alcançando maior espiritualidade, a razão de ser da humanidade na Terra.