RC46 recomenda atualizar expressões que caducaram

A primeira edição do livro Racionalismo Cristão foi lançada por Luiz de Mattos, seu autor, em 1914, em um período conturbado em razão de uma guerra mundial que se deflagrava. No Brasil, multidões se aproximavam das propostas religiosas e, nessas circunstâncias, o instinto de proteção se manifestava de forma muito aguda.

Ao lançar a 46ªedição do livro, em ambiente festivo na sede mundial do Racionalismo Cristão, o presidente dessa filosofia espiritualista, Gilberto Silva, detalhou a publicação com reforço de slides e deu explicações dirimindo dúvidas que pudessem surgir. A nova edição recomenda a atualização de velhos termos utilizados nos textos e mídias do RC.

Gilberto Silva lembrou que, codificando as variadas posições filosóficas acerca do espiritismo, Luiz de Mattos verificou o fenômeno da mediunidade e definiu a possibilidade de sua coexistência com marcações da ciência. Reiteradas colocações sobre aplicação da ciência, especialmente a médica, integravam as três primeiras edições do Racionalismo Cristão. Seu objetivo era aclarar as observações sobre o lado lógico e racional de todo o processo da vida espiritual.

 Na 4ª edição foram retiradas do livro expressões religiosas. A ênfase eram a coerência e a convicção que cada um teria que ter sobre suas reais possibilidades, fruto do estudo e das verificações cotidianas da força espiritual.

A remissão nas quatro primeiras edições do livro é para realçar que o RC não é fruto de uma revelação divina, de transmissão psicográfica do Astral Superior, como alguns pensam, e sim resultado de muita pesquisa, estudo, reflexão do mestre pelos mais diversos campos do saber humano, em especial as ciências humanas.

O lançamento da última edição do livro Racionalismo Cristão ocorreu em novembro de 2015. Decorridos oito anos no presente mês de outubro de 2023, é com muita satisfação que comemoramos o lançamento de sua 46ª edição. É o maior período transcorrido entre duas edições do livro considerado indispensável ao estudo dos temas transcendentes da vida.

Numa perfeita sequência de slides, simultânea com a apresentação de Gilberto Silva, os telões exibiram as substituições de expressões no RC. Eis as formas, algumas já utilizadas em textos e palestras: Ser encarnado – ser humano

Espírito desencarnado – espírito livre da matéria

Lei das reencarnações – lei das múltiplas existências

Leis naturais – leis evolutivas

Criatura – ser humano, pessoa

Obsessão, perturbação – desequilíbrio psíquico

Espíritos presentes no astral inferior e não do astral inferior

Mundos de estágio – campos de estágio

Capacidade de concepção – capacidade criativa

Espíritos obsessores – espíritos perturbadores

Assistido por pessoas sob influência de força negativa

Sessões – reuniões

Doutrinações – orientações

Doutrinador – orientador

Presidente – dirigente-geral

Casa-Chefe – Sede Mundial

Correntes fluídicas – correntes vibracionais ou campos vibracionais

Corpo mental – espírito

Corpo astral ou perispírito – corpo fluídico

Água fluídica – água fluidificada

Atendimento ao público – atendimento personalizado

Partícula da Inteligência Universal – emanação da Inteligência Universal

Diretoria e Ação Doutrinária – Diretoria de Ação Filosófica e Disciplinar

Doutrina racionalista cristã – filosofia racionalista cristã

Equilíbrio psíquico (atributo) – maturidade

Militância ou militante – militância ou militante espiritualista

Mundo-escola e planeta-escola – mundo de escolaridade

Obsedado – pessoa psiquicamente desequilibrada

Trabalho mediúnico – atividade mediúnica

Trabalhos preliminares – atividades preliminares

Espírito encarnado – pessoa, ser humano