Reaja, não se deixe dominar pelas tristezas do mundo

Primeiramente, agradeço a oportunidade de poder expor minhas dúvidas através desse caminho. Há alguns anos venho sentindo muitas insatisfações. Do tipo que nada me faz ter alegria, no dia a dia, no trabalho ou com amigos. Sou solteiro, 42 anos e não tenho filhos. Costumo seguir as orientações do RC, sempre com calma e cautela em tudo, mas tem dias que me sinto um nada, sem vontade de fazer nada ou seguir adiante. Não consigo ter satisfação com certas coisas, se tenho, são passageiras. Gostaria de entender o que há comigo, pois há algum tempo estou assim.

Resposta: Prezado, os seres humanos, na luta para processar sua evolução espiritual, muitas vezes se deixam levar pelas tristezas do mundo, e com isso se enfraquecem espiritualmente, mas a pessoa esclarecida pela filosofia racionalista cristã, embora sensível a acontecimentos que no íntimo desejaria que fossem diferentes, procura estabelecer reação, para manter-se psiquicamente equilibrada, apegando-se a atributos como o bom-humor, o otimismo, a coragem, e exercendo o autodomínio, que, sabe, precisa ser desenvolvido, pois tem à disposição ensinamentos que estimulam a sua prática, como o Princípio racionalista cristão número 12, contido no livro Racionalismo
Cristão, 45ª edição, que diz:

“12. manter o equilíbrio das emoções na análise dos fatos, para não afetar a
serenidade necessária.”

Esse equilíbrio emocional precisa ser alcançado pela perseverança, pela persistência, pela determinação em não se deixar levar pela tristeza, estabelecendo disciplina tanto em pensamentos quanto em horários, ligando-se somente a notícias que transmitam o progresso espiritual da humanidade e praticando a limpeza psíquica para fortalecer-se e fortalecer as correntes do bem no planeta-escola.