Recado de Maria Cottas lembrado em reunião festiva da Filial Campinas

“Devemos defender e auxiliar os nossos jovens, para que eles estudem e honrem o Brasil tornando-se rapazes cultos e valentes, mas não subversivos ou terroristas, porque não é essa a índole do verdadeiro brasileiro.

Nesta casa que agora se inaugura, estou certa, cuidarão do problema da juventude, pois Luiz de Mattos depositou sempre confiança na nova geração. E ela está carecendo da nossa ajuda, do nosso carinho e do nosso apoio. Não lhe faltaremos”.

Esta a recomendação da escritora Maria Cottas no discurso que fez na solenidade de abertura da sede própria da Filial Campinas (São Paulo) em 19 de julho de 1970, eternizado no livro O Racionalismo Cristão em Marcha (volume IV – 1974) e trazido aos racionalistas cristãos na reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 48 anos dessa inauguração pelo presidente da Casa,  Carlos Alberto Diamantino. A Filial foi inaugurada em 16 de dezembro de 1963.

Durante a programação da parte cívica, dirigida pelo presidente da Filial Marília (SP), Nelson Ferreira da Costa Filho, presidentes de casas racionalistas cristãs fizeram pequenos discursos que contribuíram significativamente para o fortalecimento e a integração da Filial Campinas às demais Casas, uma das prioridades da  atual gestão.

Estiveram presentes à reunião 81 pessoas, entre elas amigos das filiais Sorocaba e Tatuí e do Correspondente Atibaia.

Memória. O presidente Carlos Alberto Diamantino sustentou seu discurso no registro da inauguração da sede própria da Filial Campinas contido no livro O Racionalismo Cristão em Marcha, do qual destacou alguns trechos, e citou a fala do então presidente físico do Racionalismo Cristão, Antonio Cottas, e de Maria Cottas.

Leu o presidente: “Antes de vir para Campinas pensei, e refleti sobre o que nesta solenidade falaria. O meu tema principal tem sido a Mulher, procurando dar-lhe o valor que ela merece, exaltando-lhe as qualidades… Mas resolvi tratar de um assunto para mim palpitante e de grande interesse para todos nós, que é a juventude, pois o Racionalismo Cristão, Filosofia esclarecedora que é, não pode ficar alheia aos graves problemas que a assoberbam.”

E destacou: Maria Cottas discorre sobre os problemas  e aponta os caminhos para defendermos e auxiliarmos os nossos jovens.

Essas palavras de Maria Cottas, amigos militantes dessa Casa, definem um pouco do muito que ainda temos a fazer. E temos hoje aqui presentes pessoas que iniciaram o programa de atenção e integração dos jovens com a nossa Filosofia.

Exemplos e iniciativas como o Grupo de Jovens do Racionalismo Cristão e encontro  de jovens, projeto que está em desenvolvimento e que temos o dever se seguir.

Portanto, não temos tempo a perder com pequenos ou aparentemente grandes acontecimentos, quaisquer que sejam, que possam desviar-nos do nosso foco. Esses devem se diluir-se a um grão de poeira pois muito temos a fazer.

Temos que levar adiante essa nobre causa com amor, dedicação e luta, mas sempre respaldados, acima de tudo, nesse ideal que espontaneamente assumimos e a que nos devemos engajar em todas as batalhas para que no final possamos sair vencedores.

E é nessa espontaneidade ao assumirmos nossas responsabilidades e por esse ideal que devemos estar unidos.01