Relembrada a luta que antecedeu a inauguração da sede mundial

Reunião cívico-espiritualista com elevada frequência, seguida de atividades artísticas e recreativas, marcou os 66 anos do prédio em que se instala a sede mundial do Racionalismo Cristão. Na reunião, o presidente Gilberto Silva pronunciou cativante discurso em que exaltou a finalidade do edifício e agradeceu a todos quantos lá estiveram.

Disse o presidente: “No magnífico interior deste belo prédio, autêntico monumento à liberdade, como carinhosa e respeitosamente designamos a sede mundial do Racionalismo Cristão, dirigimos, a um só tempo, nossa sincera saudação e nossa irradiação amiga a todos os presentes.

Os senhores não fazem ideia da alegria que nos envolve nesta ocasião, em sentir e ver todos nós aqui reunidos de forma presencial, depois de tempos tão dramáticos e complexos de afastamento coletivo por que passamos.

Este prédio emana espiritualidade, pois é lugar de preservação de valores imperecíveis, onde se promove constantemente o fortalecimento moral das pessoas e se zela pela memória dos grandes líderes da comunidade racionalista cristã, a fim de facilitar às novas gerações e vocações o acesso às verdadeiras fontes de inspiração espiritual.

Amigas e amigos queridos: esperamos encontrá-los novamente não apenas no próximo aniversário desta sede mundial, mas em todas as reuniões públicas presenciais que irão anteceder a próxima data festiva. Agradecemos, sinceramente, a alegria que nos concederam de compartilhar este momento tão sublime e significativo”.

A dirigente-geral da Filial São Gonçalo e representante regional para os estados do ES e RJ, Lucy Gonçalves da Costa, destacou que os anos passam, mas a disciplina deixada por Luiz de Mattos é sempre lembrada: “amar o próximo com respeito, valorizando todos com igualdade, sem discriminação de cor, nacionalidade, cultura ou religiosidade”.

“Nesta escola espiritualista não há imposições ou cobranças, cada um recebe conforme sua capacidade de entendimento. O progresso espiritual de cada estudante chega normalmente pelo esforço próprio realizado nessa direção. Todos são livres e as oportunidades de aprendizado são iguais para todos.

Aqui sempre será um porto seguro para receber aqueles que estão cansados das ilusões terrenas. Não ouvirão promessas de salvação, porém receberão conselhos e orientações. À sombra desta árvore só receberão uma palavra amiga e muito conforto espiritual.

O presidente da filosofia racionalista cristã, Gilberto Silva, tem mostrado sua espiritualidade e responsabilidade diante das mudanças que foram realizadas em prol da contínua evolução de todas as casas racionalistas cristãs em nível mundial, tanto para os militantes como para os seguidores e estudiosos da filosofia, principalmente na fase mais aguda da pandemia.