Respeite as escolhas dos filhos porque eles têm livre-arbítrio

Meus filhos não acreditam no RC nem concordam com minha decisão de ser racionalista cristã. São jovens, mas mudaram os seus comportamentos. Sempre lutei sozinha pelo futuro deles, investindo na educação moral e de conhecimentos. Não cobro nada, mas podiam valorizar os meus esforços e dedicação. Já conversei com eles, explicando as razões da minha escolha. Não está sendo fácil, porque antes eu não faltava às missas e fui muitos anos catequista. Aprendi muito e hoje sou feliz pelo que fiz.

Resposta: Prezada, procure não criar expectativas sobre as escolhas de seus filhos, pois oportunidades sempre serão recuperáveis, mesmo que não seja na existência presente; e você sabe disso pelos ensinamentos do Racionalismo Cristão sobre os diversos graus de espiritualidade existentes no planeta-escola; e até mesmo, entre os membros de uma mesma família. Assim sendo, vem cumprindo seu dever de mãe, educadora e militante do Racionalismo Cristão com bravura. Tenha em mente que quaisquer que sejam as escolhas de seus filhos, mesmo que diferentes da sua maneira de pensar, estarão sempre apoiadas nos seus exemplos, e que seus filhos, embora não externem verbalmente, talvez por uma questão de autoafirmação, no fundo, reconhecem o seu valor; e é nele que irão se apoiar, mesmo por caminhos diferentes.

Lembre-se de que atributos espirituais são desenvolvidos individualmente a cada existência física e que, embora anteriormente tenha exercido atribuições religiosas, empreendeu também o seu direito de raciocinar, não deixando de reconhecer o valor do caminho percorrido; o que pode estar acontecendo agora também com seus filhos. Não se preocupe com o que eles decidam seguir, respeitando-lhes o livre-arbítrio.