Saber pensar é possível, com esforço e prática diária

O pensamento é a representação mental de algo concreto ou abstrato. Ele existe, é real, um produto do intelecto do princípio inteligente. Pensar é conceber, projetar, delinear e realizar de forma concreta e fluídica. É criar, desenvolver ou combinar pensamentos ou ideias em nosso universo psíquico através da integração de mecanismos psíquicos do consciente e do inconsciente, envolvendo processos cognitivos.

Num primeiro momento é representado no plano das ideias como arquétipo ou modelo mental de algo – pessoa, objeto, lugar, projeto e suas atividades – para num segundo momento poder ser realizado, concretizado, uma obra acabada.

Força do pensamento. Pensar é vibrar, vibrações geram irradiações que são ondas que se propagam em meio fluídico e que impulsionadas pela lei de atração e repulsão vão sintonizar-se, conectar-se às irradiações afins – de mesma frequência –, gerando magnetismo que cria como efeito um campo de energia vitalizador, reparador, que tonifica, revigora o agente causador das vibrações de pensamentos e, também, todas as inteligências que fazem parte desta conexão, isto, se as irradiações são superiores, ou cria campo de energia debilitante, de embotamento, de declínio, caso sejam de inferiores irradiações.

A força do pensamento tem como medida o grau de evolução do espírito e, como limite, a capacidade que este possui de utilizar-se dos seus atributos e faculdades. O pensamento é uma força saturada de poder, construtivo ou destrutivo, conforme sua intensidade e natureza – superior ou inferior. Pensar é uma incomensurável responsabilidade.

Saber pensar. A escola filosófico-espiritualista denominada Racionalismo Cristão nos esclarece com propriedade, consistência e profundidade que pensar todos pensam, mas saber pensar, eis a questão! Questão esta, que tem como resposta: saber pensar está no valor do pensamento bem irradiado. Muitos humanos afirmam que pensam sempre o bem, são bons, não desejam mal a ninguém, não prejudicam ninguém; logo, pensam o bem. Nem sempre assim é. Pode o ser não fazer mal a ninguém, não querer mal a ninguém, e mal pensar.

Mal pensar. É alimentar correntes avassaladoras de inferiores vibrações. Mal pensa quem duvida sem conhecimento de causa. Quando se pensa em doença, enfermidades, desastres, más notícias, em ilusões – coisas que não existem, sobrenaturais. É mal pensar, quando o ser não confia em si, vacila, tem medo, é pessimista e inseguro ao tomar decisões e empreender qualquer projeto, atividade, conceber e desenvolver ideias. Mal pensa aquele que se autodeprecia, se mortifica, alimenta ideia de suicídio, e pensa em coisas tétricas e criminosas. Mal pensar é ser egocêntrico – não pensar e realizar para o coletivo –, é querer bem de uma forma exagerada, alimentar ciúmes e demonstrar possessividade. Mal pensar é ser vaidoso, desonesto consigo mesmo, idolatrar a si próprio. Todas essas formas de se expressar são produtos de mal pensar irradiados em si mesmo.

Muitos seres pensam de uma forma, mas agem de outra, não são sinceros, camuflam suas inferiores intenções, demonstrando postura superior no trato com outras pessoas, mas no fundo irradiam pensamentos inferiores. Se os seres fossem convictos desta realidade, se esforçariam para alinhar suas atitudes em conformidade com as irradiações que geram, que emanam de seus espíritos, pois a lei da afinidade age, continuamente, nas irradiações produzidas pelas vibrações de pensamentos. Há seres habilidosos em agir de maneira camuflada, demonstrando diversas personalidades, enfileirados nas correntes da mentira, falsidade, hipocrisia, enganação, quando no íntimo seu caráter é outro.  Esclarecidos são os seres cujo caráter e personalidade são uma só coisa, seu caráter está sempre alinhado e em conformidade com a personalidade demonstrada, o que se evidencia é exatamente o que se irradia.

Bem pensar. É não fortalecer correntes avassaladoras. É sempre pensar com valor, é querer bem com naturalidade, espontaneidade, a todos, é ser humano na forma e no fundo. Quando empreender qualquer negócio, por mais difícil que pareça, pensar sempre que vai conseguir resolver, que vai ter êxito, que vai sair vitorioso, que vai ser bem-sucedido em tudo em que se envolver. Bem pensar é a certeza de que um enfermo, você ou outra pessoa, vai restabelecer-se, curar-se certo de que aquela enfermidade não é tão grave quanto; assim é que é bem pensar. É irradiar bons pensamentos, ter pensamentos sãos, capazes de tornar a criatura bem assistida, equilibrada, serena, sensata, feliz e vitoriosa, esse é que é o verdadeiro valor do pensamento. O pensamento bem irradiado é tudo, pois impulsiona os seres a vencer, fortalece o físico e a mente, mas, se mal irradiado, leva os seres a mergulhar na miséria moral e física. Portanto, são as irradiações projetadas através das vibrações de nossos próprios pensamentos que traçam nossa realidade.

A mudança começa no momento em que a pessoa decide, continuamente, povoar sua mente com pensamentos positivos e construtivos; estes acabam confrontando e afetando o sistema de convicções individuais – crenças, valores e preconceitos – possibilitando, assim, a elaboração de novas e melhores convicções.

Ser otimista e ter pensamentos positivos e construtivos. É muito importante para se ter uma vida produtiva e de qualidade, só que esse otimismo não pode ser ilusório, batendo de frente com o pensamento positivo de verdade, o construtivo. Primordial é aprender a desenvolver uma visão mais racional de tudo por meio da positividade, pois esta qualidade é fundamental para que a pessoa avalie suas experiências, boas ou ruins, como oportunidades de crescimento e superação. A pessoa otimista tem mais tendência a encarar as dificuldades como parte do caminho e como degraus a mais que vão levá-la ao objetivo desejado. A positividade ajuda a mudar a perspectiva sobre a vida e os desafios enfrentados. Pessoas com maior quociente de positividade tomam decisões mais corretas e cuidadosas, são mais eficientes nas relações interpessoais, estas indispensáveis para a aquisição e transmissão de conhecimentos, que é pré-requisito para a evolução. Bom quociente de positividade reflete maiores habilidades sociais, aumenta a conectividade e harmonia no grupo social em que se encontra. Pessoas com nível maior de positividade são mais flexíveis e resilientes. A resiliência é o poder humano de se manter firme diante das dificuldades, adaptando-se a elas.

Durante a atual e anteriores encarnações desenvolvemos filosofias de vida ou formas de pensar e avaliar a vida, com isto nosso universo psíquico assume essas filosofias como “modos padrões” e tende a usá-los com maior frequência, tornando o processo automático. Esses “modos padrões” disparam pensamentos e geram emoções e ações análogas. Quando geramos pensamentos racionais e/ou otimistas, por cadeia, temos emoções e ações da mesma forma. Por outro lado, quando produzimos pensamentos irracionais e/ou pessimistas, nosso universo psíquico entra num turbilhão de pensamentos negativos, que resulta em dificuldades para agir e gera emoções não saudáveis, como o nervosismo, insegurança, angustia e ansiedade.   

Saber construir pensamentos racionais e otimistas e gerar emoções e ações positivas exige tempo, esforço e prática para serem desenvolvidos. Nosso universo psíquico é moldável, construído para mudar em resposta ao treinamento que aplicarmos a ele. Este construtivo aprendizado amplia nosso repertório de pensamentos, emoções e ações positivos e constrói nossos recursos pessoais. Seu efeito é cumulativo, tornando as pessoas mais conhecedoras de si mesmas, saudáveis, abertas à visão de mundo, sociáveis, mais flexíveis, eficientes e, portanto, produtivas.

Saber pensar, é treinar nossa mente para ver o lado bom de qualquer situação e procurar desenvolver o pensamento positivo, construtivo, capaz de formar ambiência de superiores vibrações, favorável a abrir caminhos para novas conquistas. Saber pensar, é plenamente possível, com esforço e prática diária.