Sede mundial em festa lança o RC46

Reunião festiva marcou, em outubro, o 67º aniversário do monumental prédio que serve de sede mundial do Racionalismo Cristão, no Rio de Janeiro. A parte cívica foi aberta com a apresentação de um vídeo de cinco minutos produzido em 2006, por ocasião dos 50 anos da Sede. Em seguida, com um agradecimento especial aos jovens presentes, o presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, destacou que o sentido do expressivo acontecimento não se limitava a comemorar a história de um importante prédio, mas tinha sentido mais amplo, pois se reportava ao passado e antevia o futuro.

Disse Gilberto Silva: “A confraternização da qual participamos exterioriza, antes de tudo, a consolidação de um entendimento e a exaltação de uma certeza que refletem a convicção do quanto longe chegamos quando nos orientamos pela força do pensamento, pela disciplina, pelo senso de cooperação e, sobretudo, pela inarredável vontade de ajudar efetivamente as pessoas.

Essas foram as balizas que permitiram que nossos líderes do passado, sob o comando corajoso de Antonio Cottas, construíssem este prédio, autêntico monumento à liberdade.”

Afirmou que “os belos traços arquitetônicos têm um sentido, uma importância e uma finalidade absolutamente perenes, como independentes da passagem dos anos são os conceitos e princípios racionalistas cristãos em que se baseia o texto da 46ª edição do livro Racionalismo Cristão, que será lançada amanhã dentro dessa comemoração.

Referimo-nos ao livro considerado essencial e básico da filosofia de vida do Racionalismo Cristão: essencial porque revela, em termos acessíveis e sempre atuais, a significância dos ensinamentos transcendentes magistralmente desenvolvidos por Luiz de Mattos, e básico, porque representa o alicerce conceitual sobre o qual o estudioso da espiritualidade constrói, com segurança e convicção, o edifício de seu conhecimento.

Trata-se de obra literária que, em matéria de conceitos e princípios, se mantém inabalável ao longo dos anos, sólida como uma rocha, sólida como esta Sede Mundial. Contudo, no que diz respeito à apresentação de seu conteúdo espiritualista, apresenta-se sempre atualizada de acordo com as circunstâncias existentes a cada edição, como assim determinou o autor, Luiz de Mattos.

Tanto o lançamento da primeira edição do livro Racionalismo Cristão quanto a construção da Sede Mundial exprimem, em termos concretos, a audácia e a valentia de dois homens altamente esclarecidos: Luiz de Mattos e Antonio Cottas.

Valente, sem dúvida, foi Luiz de Mattos ao lançar um inédito livro de conteúdo espiritualista não religioso, cuja finalidade se contrapunha, à época, aos mais poderosos grupos de interesse ligados a essa vertente filosófica. Audazes, na mais autêntica compreensão da palavra, foram Antonio Cottas e Roberto Dias Lopes, juntamente com sua equipe, para levar a efeito esta imponente obra de engenharia civil e, em tão pouco tempo, entregar uma escola espiritualista de elevado valor à humanidade.

As semelhanças entre a Sede Mundial e o livro Racionalismo Cristão não param por aí. Assim como a magnitude e a beleza desta casa racionalista cristã estão precisamente nas atividades espiritualistas que nela se desenvolvem, e não em suntuosos detalhes arquitetônicos, os conceitos e princípios constantes no livro essencial para o entendimento e a prática da espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende, embora desprovidos de artificialidades e preciosismos, são belos porque foram ornamentados e enriquecidos somente pela intenção de fortalecer, esclarecer e espiritualizar os seres humanos, sem distinções de qualquer natureza.

Local, portanto, de fortalecimento e esclarecimento espirituais, têm-se divulgado na Sede Mundial, de forma inalterável no transcurso desses 67 anos, os ensinamentos espiritualistas de Luiz de Mattos. Mais uma vez se faz necessária a menção ao livro Racionalismo Cristão, pois é dele que tiramos os subsídios e as informações que constituem a verdadeira razão de ser desta Sede Mundial, das filiais, dos correspondentes e dos núcleos racionalistas cristãos.