Seja sempre franco e leal com os filhos

Cada ser humano tem sua maneira de pensar, de sentir e de agir. Os seres humanos pensam, sentem e agem de acordo com o nível de evolução espiritual que já possuem. Por isso, não é possível esperar comportamento igual de duas pessoas, mas elas podem ter no dia a dia atitudes de igual valor, educando os pensamentos, tendo bons sentimentos, agindo de maneira sensata e equilibrada.

São estes os ensinamentos que o Racionalismo Cristão recomenda nos livros publicados e os procedimentos que as Forças Superiores sugerem aos estudiosos da espiritualidade nas reuniões públicas das casas racionalistas cristãs.

Infelizmente, existem muitas pessoas que desconhecem o valor do pensamento bem direcionado, que são destituídas de bons sentimentos em suas ações. Todavia, caso elas venham a conquistar esses valores por iniciativa própria, se modificarem para melhor a maneira de pensar e agir, terão vitórias pessoais de grande significado evolutivo, porque irão deixar de lado seus interesses egoístas ao se voltarem para a prática desinteressada do bem em favor dos semelhantes.

Há muito descaso pelo conhecimento da espiritualidade por grande parte dos seres humanos. Por isso, observamos tanta infelicidade mundo afora, justamente por lhes faltar bons pensamentos e sentimentos desde a infância; e os pais têm grande culpa ao se constatar essa triste realidade.

Caso os pais se preocupassem em alertar os filhos sobre a importância dos pensamentos elevados e dos bons sentimentos, mais visíveis seriam os sinais de moralidade e ética nas sociedades bem constituídas.

Porém é muito comum no aprimoramento do caráter dos filhos os pais os deixarem entregues a si mesmos. Dão a eles comida, roupa, diversão e escola, mas ignoram, porque dá muito trabalho, o dever intransferível que lhes cabe na educação moral e ética durante a infância e a mocidade, na formação da personalidade que cada um irá revelar na madureza e na velhice.

O lar deve ser considerado como escola de aperfeiçoamento moral e ético, mas para que isso seja uma realidade é necessário que nele existam sentimentos reveladores de respeito, afeto, tolerância, lealdade, renúncia e generosidade.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista esclarecedora e também educadora. Palavras ásperas e atitudes violentas não corrigem erros nem ações indevidas, mas os aconselhamentos que penetram fundo a consciência humana sem dúvida consertam. É com tal comportamento que os pais verdadeiramente educadores podem aprimorar o caráter das crianças e dos jovens sob seus cuidados.

Portanto, os pais devem criar seus filhos dando exemplos dignos e valorosos, para que cresçam dentro das normas da moral e dos bons costumes aceitos no meio social em que vivem a cada época e, também, de acordo com as condutas e ações consideradas convenientes em razão do grau de evolução espiritual já alcançado pelo conjunto humano.

Não se pode mais enganar as crianças e os jovens sobre determinados fatos da vida como se fazia antigamente, mas falar a verdade com franqueza e lealdade, para que se tornem adultos francos e leais. Cabe aos pais dar orientação de forma adequada à idade dos filhos sobre drogas, tabagismo, alcoolismo e outros vícios, sobre os vários tipos de infecções contagiosas e uma ideia saudável e realista sobre a sexualidade.

Procedam os pais da forma que sugerimos, tenham todo o cuidado na educação dos filhos, ponham em prática os ensinamentos contidos na espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende e não se arrependerão mais tarde por não terem seguido esta orientação.