Sejam solidários, sem vaidade

Sai ano, entra ano, na vida tudo passa, tanto os bons momentos quanto os difíceis de ser resolvidos. Todavia, o que de mal acontece serve de experiência no processo de evolução espiritual, que é eterno. Os seres humanos são o que já têm na bagagem evolutiva e o que conquistam na formação da personalidade em determinada existência, daí uns acharem que são muito poderosos enquanto outros pensam ter grande sabedoria, e por aí vai. Mas chega o dia em que constatam que não valem tanta coisa assim, pois são impotentes para vencer as dificuldades que aparecem de surpresa, quase sempre resultantes da pouca espiritualidade que possuem.

Então, por que tanto orgulho, tanta ostentação e vaidade? As pessoas devem pensar bem, raciocinar com lucidez e lógica sobre os fatos ao redor, para deles tirar conclusões sensatas. Devem ser, portanto, pessoas não apenas na forma, mas no fundo. De igual maneira devem acudir os indivíduos que sofrem, dar-lhes conforto e paz espiritual, mas sem orgulho, ostentação ou vaidade. Tudo que é feito no anonimato tem maior valor e anônimos devem ser todos que se propõem a suavizar os sofrimentos humanos como pessoas úteis à coletividade.

Logo, não adianta os seres humanos alimentarem vaidades, porque estão no planeta-escola Terra sujeitos às vicissitudes deste mundo. Ajudem o semelhante sofredor com o verdadeiro sentimento da solidariedade, e nunca para mostrar a terceiros o gesto generoso praticado, que só revela vaidade. O Racionalismo Cristão é uma filosofia de vida que ensina as pessoas a serem cumpridoras dos deveres, úteis a si mesmas e aos semelhantes, portanto criteriosas e solidárias, valorosas e desprendidas de vaidades. São essas qualidades do caráter que concitamos ter as pessoas que seguem por livre e espontânea vontade a disciplina fortalecedora, os princípios esclarecedores e as normas de conduta espiritualistas do Racionalismo Cristão, para que possam enfrentar e vencer os desafios da vida a cada ano.