Sobre Boatos

De acordo com publicação no site dicionariodoaurelio.com,  boato é notícia (ainda não confirmada) que é do domínio público.

Com a popularização das redes sociais essas notícias ganham mais vida e impulso, até porque muitas pessoas concordam, compartilham e disseminam os boatos sem ter, antes, o cuidado de verificar se tais notícias são falsas.

Qualquer pessoa pode criar  uma notícia falsa sobre outra ou alguma instituição da qual não goste e postá-la nas redes sociais. Aqueles que acreditam e/ou também não gostam da pessoa ou da instituição passam a notícia à frente, como se fosse verdadeira.

Criar esse tipo de notícia é fazer uso da maledicência, atitude negativa, contrária às orientações do Racionalismo Cristão em seus Princípios. O de número 8, por exemplo, diz: Combater a maledicência (Racionalismo Cristão,   45ª Edição).

E quem compartilha tais notícias? No mínimo, estará agindo sem pensar, sem cuidado, favorecendo o recrudescimento de reações negativas por parte de quem as lê. Vale lembrar outros Princípios racionalistas cristãos:  Cultivar pensamentos elevados em favor do semelhante; Não desejar para os outros o que não quer para si; Não se ligar pelo pensamento a pessoas maldosas, perturbadas e inconvenientes; 12 Manter o equilíbrio das emoções na análise dos fatos, para não afetar a serenidade necessária; e Adotar, como norma disciplinar, o hábito sadio de somente tomar decisões que se inspirem no firme propósito de fazer o bem, agindo, para isso, com ponderação, serenidade e valor.