RC, uma filosofia de vida

A lógica da vida requer o estudo filosófico da espiritualidade; e o Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista. O conjunto de estudos sobre a espiritualidade está sempre voltado para o ser humano que desperta para a intimidade de si mesmo, que procura e encontra o sentido da vida, das coisas ao redor. Esse conjunto de princípios e normas de conduta é bem delineado na filosofia racionalista cristã, uma filosofia de vida dedicada à evolução espiritual da humanidade.

As leis evolutivas são leis transcendentes. Logo, têm participação ativa na vida das pessoas, como a lei de atração, a de causa e efeito e a lei das reencarnações, que regula a multiplicidade de vidas corpóreas de uma individualidade consciente – o espírito. A família exemplifica e representa com exatidão o conjunto dessas três leis evolutivas, que explica o diferencial de temperamentos de seus membros, o aprendizado resultante da convivência familiar, a boa ou má aceitação dos acertos e erros de existências passadas dos familiares.

O que é o ser humano sem o conhecimento da espiritualidade? A resposta é muito fácil, pois está no noticiário. Os atos tristes por ele praticados são publicados diariamente, todos resultam do mau uso do livre-arbítrio, da falta de esclarecimento espiritual, do desconhecimento dos porquês da vida. Todavia, quando a pessoa é espiritualmente esclarecida, procura melhorar a cada dia, consciente de que está no caminho certo da vitória evolutiva. Trabalha não apenas para o seu engrandecimento espiritual, mas igualmente para o da coletividade. Não olha para os lados nem para trás, caminha sempre em frente com os olhos da fraternidade voltados para os semelhantes. A egolatria que tinha e que a tornava o centro de tudo não existe mais, pois, subindo por uma escada de patamar evolutivo mais elevado, tem como preocupação maior o bem comum.

A vontade de ajudar o próximo nas pessoas que se espiritualizam é tão grande que elas não medem esforços para levar a palavra amiga e o olhar acolhedor àquelas que sofrem, às que perderam um ente amado por exemplo, para que não se deixem envolver pelo inconformismo ou desespero. Ao contrário, aconselham que elevem e vibrem seus pensamentos às Forças Superiores, auxiliando o espírito a ascender ao mundo astral a que pertence. Irão envolvê-lo no afeto da corrente vibracional formada e dele receber a contrapartida de igual sentimento.

Casais que se separam por motivo moralmente justo, filhos bem criados que crescem com esmero mas resolvem ir para países distantes em busca de melhor qualidade de vida, pessoas queridas que se afastam da convivência por razão plenamente justificada, tudo isso traz sofrimentos que não eram esperados, mas que devem ser superados pelo entendimento de que são fatos naturais da vida. O espiritualista consegue com mais facilidade substituir a tristeza pela alegria ao constatar que a felicidade procurada pode ser conquistada em novas vivências, porque o ser humano feliz não quer o mal, mas o bem, não destrói, pois só constrói, deixa de lado as notícias que entristecem, dando total atenção ao noticiário esclarecedor e construtivo. A Terra, como planeta-escola, está à disposição de seus habitantes mais atentos, os estudiosos da espiritualidade, interessados por suas boas lições.

A filosofia racionalista cristã oferece aos estudiosos da espiritualidade que procuram a lógica da vida seus valiosos ensinamentos, encontrados nos livros editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, nos esclarecimentos ouvidos nas reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, nas orientações acessadas mediante as mídias sociais próprias. Portanto, são várias as formas de obter explicações de natureza espiritual, também postas à disposição das pessoas que necessitam de ajuda psíquica, no sentido de que superem suas dificuldades, vivam mais calmas, mais estimuladas, movidas por pensamentos elevados e bons sentimentos ao integrarem os campos vibracionais do Racionalismo Cristão.