Pérolas de Antonio Cottas

 

Seleção de pérolas literárias de Antonio Cottas extraídas do volume 4 da série Clássicos, editada pelo Racionalismo Cristão, em paciente trabalho de Jorge Alexandre Fares, presidente da Filial Santos (São Paulo).

O volume reúne 60 orientações de Antonio Cottas como Presidente Astral do Racionalismo Cristão. Ele presidiu essa filosofia espiritualista por 57 anos, motivo pelo qual é considerado seu consolidador.

 

 

Muitas pessoas tornam-se adultas, envelhecem e continuam imaturas. As emocionalmente instáveis são as que mais sofrem neste mundo, pois continuam estacionadas, não evoluem, nada fazem para subir um degrauzinho sequer da escada espiritual da evolução. É bem verdade que o desenvolvimento espiritual demanda esforço espiritual. São as próprias pessoas que devem buscar para si o conhecimento que lhes será útil pela vida afora e agir de acordo com o que aprendeu. Precisam compreender que uma coisa é conhecer e a outra é vivenciar o que se conhece. Queremos que todos tenham dentro de si a noção de que precisam crescer na escala espiritual. Para isso, é necessário eliminar tudo que prejudica a evolução do espírito ou alma. Como agir, então? Estudar, meditar sobre o que escutam, leem e observam, procurando pôr em prática o que aprenderem, para o benefício próprio.

Ensinamos que é através do pensamento e do raciocínio que se deve procurar conhecer o semelhante. Os pontos fracos de muitos seres humanos podem tornar-se fortes um dia, quando resolverem abandonar as fraquezas e inferioridades espirituais. Costuma-se dizer que o mundo é dos fortes, mas é dos fortes de espírito, que põem em prática a disciplina mental e não atacam o semelhante com atos ou palavras. Esses nunca chegarão a ser fortes; às vezes são até muito covardes. Esperamos que aos poucos todos se modifiquem para melhor. Pela mudança de comportamento, os que ontem eram fracos, desanimados, amanhã serão seres conscientes e fortes. A vida proporciona grandes oportunidades de aprendizagem espiritual aos seres humanos.

 

 

O ser humano que deseja aprender, evoluir e não estacionar está sempre colhendo uma lição e aprende algo novo que desconhecia. Sabe que tudo que conseguir aprender vai utilizar no futuro para o seu bem-estar e progresso espiritual. Por isso, onde quer que se encontre deve dar a devida atenção aos acontecimentos, para ter consciência do que viu e ouviu e, ao analisar os fatos, chegar à conclusão do que é certo ou errado. Portanto, procurem caminhar de cabeça erguida, lutem sempre, utilizem a inteligência e força de vontade para vencer, e vencerão. Este é o caminho para o progresso espiritual.

Os seres humanos tornam-se dignos ao agir corretamente, ao não querer mal ao semelhante, ao respeitá-lo, ao dirigir-lhe palavras de incentivo e coragem. O que deve ser feito é espalhar bondade, proporcionar bem-estar e segurança. Assim, formam ao seu redor um ambiente salutar decorrente de sua dignidade e saber.

 

 

Na Terra, muitas pessoas incomodam-se com pequenas coisas sem valor, enquanto as de grande importância passam despercebidas da maioria. Ao raciocinar e pôr em ação a força de vontade, os seres humanos habituam-se a aceitar o que é bom, a pôr à margem o que é negativo, a dizer não ao que é inconveniente. Desta forma passam a ser corretos, justos, a dizer somente a verdade, pois os que conhecem nossa filosofia espiritualista não admitem a mentira, o subterfúgio e a maldade. Pensam com elevação, têm atitudes corretas, sabem até onde podem chegar.

 

 Somos inteiramente a favor do diálogo. Percebemos que em muitos lares e em ambientes de trabalho há falta de comunicação entre as pessoas. Na maior parte, adotam o mau hábito da discussão, e ninguém se entende. Supostamente acham que aquele que fala mais alto comanda a situação. Com esse procedimento, envolvem-se em vibrações negativas, atraindo más influências, fazendo com que as ofensas sejam cada vez maiores e o entendimento fique de lado. É preciso criar o hábito do diálogo. Quando sentirem que o momento não é adequado, por estarem os circunstantes irritados, quando não houver disposição para a conversa amigável e fraterna, procurem manter a calma, evitem a discussão, deixem o esperado entendimento para ocasião mais oportuna.

 

Lutem sempre, e serão vencedores

 

Por maior que seja a tempestade moral por que passem, lutem com destemor, jamais se deixem abater. Se tiverem pensamentos positivos e usarem a inteligência, o raciocínio e a vontade, este conjunto de três atributos espirituais fará com que a tempestade passe, a bonança volte e a vida recomece melhor. Caminhem de fronte erguida, sejam fortes, ajam de acordo com a própria consciência e tenham certeza de que a vitória é dos que sabem lutar com valor e coragem.

 

 

Não é dificil viver com acerto. Assim sendo, recomendamos desejar o bem ao próximo, não admitir mentiras, não dirigir palavras adversas ao semelhante, nunca fazer parte de conluios. O ser humano voltado para uma boa concepção em seu viver, irá atrair e irradiar o bem. Quem atrai o bem é bem assistido (intuído) pelas forças positivas, sendo por isso admirado, porque suas atitudes refletem o que ele é, revelam sua índole, seu caráter.

 

 

Tenham pensamentos elevados e força de vontade em ação, para que possam manter-se emocionalmente equilibrados em suas vidas. Fiquem atentos à qualidade dos pensamentos, observem se estão atraindo o que não devem para junto de si e de seus familiares. Não se envolvam em assuntos que não lhes dizem respeito, com problemas de vizinhos e até mesmo de família, quando a solução não dependa de sua participação. Há pessoas que gostam de dar palpites em tudo que ouvem. Essas deveriam aproveitar o tempo ocioso e se dedicar a algo realmente útil para seu aproveitamento intelectual e espiritual. Assim sendo, deem valor a cada minuto que viverem, para que sejam produtivos e tenham real valor.

 

 

As pessoas evoluem progressivamente, quando reparam os erros, pensam com elevação e cultivam a força de vontade. Aconselhamos que aproveitem a existência, empreguem o tempo em coisas úteis, procurem sempre aprender com alguém que saiba mais, porque este mundo é uma escola. Seus habitantes são alunos e professores ao mesmo tempo: o que uns não sabem, outros podem ensinar; o que uns têm demais, outros têm de menos; e assim se completam. Mas, para que isso aconteça, é preciso que haja compreensão, tolerância, amizade sincera entre todos.

 

 

Lutem para vencer na vida. Quando falamos vencer na vida, isso não significa acumular riqueza. Muitas vezes, pessoas financeiramente abonadas são infelizes, porque, se forem gananciosas, só pensarem em dinheiro, esses procedimentos revertem em malefícios para elas próprias, pois não evoluem como seres humanos. As que querem ter uma vida mais tranquila, produtiva e sem grandes dificuldades, precisam saber pensar e agir, pois tudo depende delas próprias, de suas maneiras de ser.

 

 

É importante que todos meditem sobre o que precisam fazer, para que haja eficiência em suas realizações. Depois do erro, torna-se bem difícil voltar ao ponto de partida. Jamais o ser humano deve recuar e nem parar. A meta é caminhar para frente e lutar com denodo, para que seu esforço resulte em proveito para si, para aqueles que o cercam e seus semelhantes.

 

 

No mundo não há somente sábios ou analfabetos. Uns aprendem com mais facilidade enquanto outros, mais devagar. Os seres verdadeiros, justos, moderados podem aprender um pouco todos dias. Quando o indivíduo se torna moderado, muitas vezes se cala, para não acirrar os ânimos. Quando se torna justo, não admite que sejam cometidas injustiças contra o semelhante. Quando quer ser verdadeiro, repudia a mentira. Portanto, os seres humanos honrados podem aprender muito, dentro de suas possibilidades. Temos certeza disso.

 

 

O ser esclarecido deve encarar a existência tendo por base a vida espiritual: disciplina de pensamento, atitudes mentais corretas e justas, para que, sob esse prisma, não desvie a conduta das boas ações relacionadas ao semelhante. Desejamos que as pessoas sejam honestas, ponderadas, justas, moderadas e valorosas. Costuma-se dizer na Terra que não se deve desejar ao semelhante o que não se quer para si. É um axioma interessante, mas poucos são os seres que realmente isso desejam.